Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • Rotatividade de funcionários? Como diminuir?

Turnover

Rotatividade de funcionários? Como diminuir?

É preciso fazer uma boa gestão de pessoas!

Você sabia que a rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, é um dos aspectos mais importantes da dinâmica de trabalho e saúde financeira da empresa?

A rotatividade de funcionários é a entrada e saída de pessoas em uma organização. O alto índice de saída de colaboradores tem se tornado um fator preocupante nas empresas.

Este índice de saída gera redução na produção, desconforto, desmotivação, insegurança, falta de progresso e afeta o relacionamento interpessoal e principalmente custos.

Existem diversos motivos para o desligamento, os mais comuns são: baixa remuneração e benefícios, falta ou deficiência de gestão organizacional, falta de reconhecimento, desmotivação, desorganização, rotina ou motivos pessoais, como doença ou mudança. De qualquer modo, as empresas têm muitos gastos com a rescisão, multas, novas seleções, recrutamentos e treinamentos. Em alguns casos, o custo por colaborador pode ser até 8 vezes o valor de um salário nominal.

O ideal é que a rotatividade de funcionários esteja equilibrada e apenas seja necessária para renovar a saúde mental da empresa. Mas você sabe qual o nível de turnover na sua empresa?

Existe uma fórmula criada por Chiavenato(um dos autores brasileiros mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos) para calcular o índice.Veja como é fácil:

Legenda para cálculos

A = entradas

D = saídas

EM = efetivo médio

R = recebimento de pessoal por transferência de departamento ou seção

T = transferência de departamento ou seção

Calcule o percentual do índice de rotatividade de funcionários: (EM).[(A+D):2×100]:EM

Cálculo de desligamentos, para verificar as perdas de pessoal e suas causas:((D) x 100):(EM)

Desligamentos por iniciativa dos colaboradores: (Dx100):(∑empregados :∑ meses do período)

Índice de rotatividade de pessoal por departamento ou seção: {[(A+D):2 + (R+T)]x100}:EM

Não há um índice percentual ideal para a rotatividade de funcionários, pois cada empresa tem a sua particularidade, o que vale é analisar esse número e ter uma situação estável do sistema. Caso precise melhorar o percentual, algumas ações essenciais devem ser tomadas:

Quando houver desligamento, seja a pedido do colaborador ou demissão, saiba qual o motivo;

Tenha um bom grupo na liderança, a forma de liderar colaboradores na maioria das vezes é um fator importante para o controle do turnover;

Faça um plano de carreira para que seus funcionários saibam até onde podem chegar;

Pesquise e compare os salários e benefícios em outras empresas, tenha uma proposta justa na qual o colaborador se identifique e se sinta valorizado;

Ofereça benefícios que ajudem desenvolvimento profissional e pessoal do seu colaborador.

Um dos maiores ativos de uma empresa são os funcionários, ou seja, as pessoas que realizam toda a rotina para um bom funcionamento da empresa. 

Por outro lado, os líderes são os responsáveis pelos colaboradores e devem ser capacitados, especializados e competentes para oferecer um ambiente produtivo. O estímulo e a valorização por parte do líder pode equilibrar o índice de rotatividade de funcionários na empresa.

manual do treinamento vivencial

Tags: , , , , , ,

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.