Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • 6 formas de evitar a queda da produtividade
queda de produtividade

6 formas de evitar a queda da produtividade

Queda da produtividade: os líderes precisam estar preparados para que isso não aconteça!

Apesar do que muitos pensam, a tarefa do líder não é só tentar alcançar os objetivos da empresa, encarar e superar obstáculos que surgem no trabalho também é uma das suas responsabilidades.

Em um ambiente organizacional repleto de pessoas com diferentes metas e objetivos, é comum encontrar um ou outro funcionário desmotivado, disperso e com queda da produtividade.

O problemas é quando esse estímulo influencia toda a equipe e os objetivos deixam de ser alcançados. Nessa hora, qual a melhor solução? O que o líder deve fazer para reverter a situação?

Existem algumas técnicas que podem e devem ser aplicadas pelo líder para que a equipe realize o trabalho com prazer e satisfação. Comece hoje mesmo, veja como é fácil:

1. Mantenha relacionamento com o grupo

A comunicação pode ser a solução. Por isso, estabeleça um canal eficiente de comunicação com a sua equipe, onde o líder esteja aberto a receber críticas e sugestões dos funcionários. Além disso, manter uma relação pessoal, que não envolva assuntos profissionais torna o ambiente mais amigável.

2. Estabeleça metas e objetivos

Se o líder precisa conquistar metas e objetivos e só consegue realizar com a ajuda da equipe, nada mais justo do que determinar como a equipe pode ajudá-lo a conquistar. É importante que as metas e objetivos sejam alcançáveis e justas, isso tornará o trabalho mais satisfatório e todos saem ganhando.

3. Defina tarefas, prazos e responsabilidades

Infelizmente, a maior parte dos funcionários não tem pró-atividade de organizar e gerenciar suas atividades, sendo assim, essa ação deve partir do líder. Abertamente, fale sobre as metas, defina responsabilidades e tarefas, faça um cronograma de atividades e defina prazos para que tudo possa ser realizado dentro do tempo limite. Para colocar em prática esta dica, você poderá utilizar algumas ferramentas como Canvas e o Trello (online e gratuito).

4. Motive e mantenha o foco no cliente interno

Um dos maiores ativos de uma empresa são os funcionários, eles que realizam toda a rotina para um bom funcionamento das atividades, por isso, os motive sempre. Elogie em público e dê feedback negativo em particular, proponha novos desafios, valorize bons trabalhos e ofereça um ambiente adequado.

5. Receba e dê feedback

Antes de mais nada, ouça. Ouça atentamente todo feedback feito por funcionários, pois é mais fácil entender o que ajuda a desencadear a queda da produtividade sabendo por meio deles, o que pode motivá-los. Mas não se esqueça que é preciso dar retorno sobre tudo o que foi levantado e como o trabalho está se desenvolvendo.

6. Reconheça o trabalho e ofereça bonificações

Todo funcionário precisa de reconhecimento e o líder deve trabalhar esse fator superimportante na sua equipe. A bonificação é uma forma de reconhecer o trabalho realizado, pois além de incentivar, transforma o empenho em reconhecimento.

Não pense que fazer apenas uma dessas dicas irá resolver os problemas de queda da produtividade na sua equipe, cada funcionário tem sua particularidade e o que funciona para um, pode não funcionar para os outros. Teste e analise o que faz a sua equipe motivada e produtiva.

Além disso, você pode buscar ajuda de quem já passou por isso, entende do assunto e pode ajudar a identificar melhor a particularidade da queda da produtividade na sua empresa.

ebook gestao de pessoas 2017

Tags: , ,

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.