Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • Treinamento vivencial para líderes: descubra o poder desta metodologia

Treinamento vivencial para líderes: descubra o poder desta metodologia

Treinamento Vivencial para líderes: benefícios para os negócios!

O treinamento vivencial para líderes é uma das metodologias que promove o desenvolvimento de competências e habilidades com maior índice de aproveitamento, já que, nesse tipo de treinamento são trabalhados níveis cognitivos (pensar), emocional (sentir), físico (corpo) e motriz (fazer), podendo assim, ser chamado também de treinamento comportamental. De uma maneira mais prática, é simplesmente aprender fazendo.

Diferentemente dos métodos tradicionais, esse tipo de treinamento une corpo e mente, e, por isso são muito utilizados em organizações que desejam em tempos de mudanças, desenvolvimento rápido dos seus líderes e, consequentemente, da empresa.

Estudos comprovam que o comportamento dos líderes influencia no funcionamento da empresa como um todo, podendo levar uma organização ao fracasso ou sucesso. Por isso, todos os treinamentos vivenciais são elaborados de acordo com os princípios da empresa, o perfil de pessoas que ela procura e buscam viabilizar os resultados esperados pela organização por meio de técnicas e ferramentas que influenciam positivamente no comportamento de todos.

Outro tipo de programa para desenvolvimento de líderes são treinamentos que mesclam o conceito com dinâmicas dentro e fora da sala de aula. A Circuito NETAS explica que, o Desafio de Aventura e o Navegantes são algumas das ferramentas utilizadas. Nesse tipo de treinamento habilidades e competências como tomada de decisão, coordenação, sincronia e trabalho em equipe são trabalhadas para a formação de liderança.

A técnica utilizada para aplicação do treinamento vivencial é a CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial) ou Balanço de prática como também é conhecido. Para completar este ciclo é preciso passar por 5 fases:

1. Vivência: realizar atividades;

2. Relato: expressar reações e sentimentos;

3. Processamento: análise e discussão dos processos;

4. Generalizações: comparações com situações reais;

5. Aplicação: mudanças e utilizações das novas atividades.

Os benefícios que esse tipo de treinamento traz aos líderes e empresas são os mais completos e específicos, pois unem características pessoais e profissionais. Veja algumas competências que após o treinamento vivencial se transformam em benefícios para os líderes e, principalmente, para a empresa:

Autoconhecimento

Autocontrole

Superação

Automotivação

Adaptabilidade

Gestão de equipes

Relacionamento interpessoal

Quebra de paradigmas

Sincronia

Domínio de atividades

Trabalho em equipe

Interdependência

Planejamento estratégico

Inteligência competitiva

Facilidade com negociações

Aumento da produtividade

Poder de liderança

Foco em resultados

Existem diversas empresas com variadas técnicas de aplicação desse tipo de treinamento. Procure a que se encaixa melhor com o perfil de líderes da sua empresa e tenha um negócio de sucesso.

Quer saber mais sobre o treinamento vivencial para líderes aplicado pelo Circuito NETAS? Acesse circuitonetas.com.br/desenvolvimento-de-lideres e alavanque seu negócio.

manual do treinamento vivencial

Tags: , , , ,

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.