Circuito Netas
por-que-desenvolver-equipes

5 sinais que indicam a necessidade de desenvolvimento de equipes

Descubra sinais que indicam a necessidade de buscar uma solução para o desenvolvimento de equipes que só trará benefícios.

Uma equipe bem desenvolvida é o que todo líder deseja ter, mas o cenário em grande parte das empresas. Alguns sinais indicam que é preciso buscar uma solução para desenvolvimento de equipes.

Veja esses sinais e o que pode ser feito para solucionar os possíveis problemas:

1. Sinergia

Alguns sinais mostram a falta de sinergia em equipes como os grupos isolados, e-mails perdidos, pessoas fazendo trabalhos duplicados, entregas em atraso e outros.

Sinergia é ter um trabalho em equipe harmonioso, onde comunicação, esforço e foco tem o mesmo objetivo. A união é a base da sinergia.

2. Relacionamento

Como está o relacionamento da sua equipe? Se a equipe não tem uma boa comunicação e o clima parece tenso, você precisa trabalhar no desenvolvimento desse ponto.

O relacionamento é imprescindível para todas as equipes e a comunicação tem um papel importante quando falamos de relacionamento. A comunicação é o fator que mais influencia no trabalho e precisa ser eficiente. Crie um canal de relacionamento com todos da equipe, compartilhe informações úteis e necessárias para o desenvolvimento do trabalho com todos que precisam delas. Além disso, o relacionamento pode ser trabalhado durante as pausas para o café, no horário do almoço e principalmente no happy hour.

Desmotivação

Se o líder sente que a equipe está desanimada com tudo, não tem entusiasmo e não se sente reconhecida, é sinal de desmotivação!

A desmotivação pode ser causada por diversos fatores, local não adequado para realização do trabalho, colegas indesejados, falta de comunicação, problemas familiares, liderança ruim e muitos outros.

4. Treinamentos prontos

Existem diversos treinamentos padronizados no mercado, mas como todos sabem, pessoas são diferentes e cada empresa tem o seu cenário.

Os treinamentos para desenvolvimento de equipes devem ser elaborados de acordo com a particularidade de cada equipe. Escolha uma empresa que faça treinamentos personalizados.

Os líderes precisam gerar estímulos para ter colaboradores motivados, tenha uma boa comunicação, crie um plano de carreira, dê e receba feedbacks, ofereça recompensas e salários compatíveis com o mercado e reconheça todo o trabalho realizado.

Identifique o que motiva cada colaborador da sua equipe.

5. Conflitos

Fofocas, entregas em atraso, rádio peão, clima tenso, panelinhas e até mesmo bullying são sinais de conflito.

Os conflitos organizacionaisacontecem em todas as empresas, o importante é identificá-los, resolvê-los e captar os pontos positivos.

Observar tudo o que acontece, ouvir todos da equipe, tratar todos como devem ser tratados e tomar atitudes justas são formas de resolver e evitar os conflitos organizacionais.

6. Produtividade

A produtividade tem uma relação direta com a desmotivação. Os sinais são os mesmos, mas o maior problema são os prazos para entregas que não são cumpridos.

Estabelecer metas alcançáveis, dar e receber feedbacks e oferecer recompensas e treinamentos são formas de melhorar o índice de produtividade das equipes.

Todos esses possíveis problemas causam na maioria das vezes em uma grande rotatividade de funcionários e esse por sua vez, causa o insucesso das equipes e empresas. Busque soluções para o desenvolvimento de equipes que podem melhorar todos esses fatores.

Quer saber mais sobre desenvolvimento de equipes? Acesse: http://circuitonetas.com.br/engajamento-de-equipes

Tags: , , ,

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.