Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • Andragogia no Treinamento Corporativo
Andragogia

Andragogia no Treinamento Corporativo

A andragogia é o método de educar um adulto.

Ao contrário de uma criança, o adulto possui uma quantidade de experiências acumuladas em anos de vida e que gosta de compartilhar, tende a ter orgulho de si mesmo, de suas conquistas e conhecimentos.

O teórico que desenvolveu a Teoria Humanista de Aprendizagem foi Malcolm Knowles, (in Informal Education, 1950). Mais tarde Bob Pike e David Kolb seguiram pelo mesmo caminho e propuseram a inclusão de dinâmicas para aproveitar o conteúdo transmitido.

Veja algumas dicas que você pode utilizar em um treinamento corporativo com base na andragogia:

1. Quando você chamar um adulto para um treinamento, os primeiros questionamentos que ele fará serão:

“Por que eu preciso participar deste treinamento? No que isso irá me ajudar? O tema é interessante?”

Ou seja, o adulto tem a necessidade de entender o porquê daquilo que irá aprender. Convide o e deixe claros a importância de sua presença e como o treinamento poderá agregar em sua carreira/ vida.

2. Quem irá apresentar o treinamento, seja alguém da equipe, ou palestrante/consultor deverá proporcionar uma participação ativa do colaborador. Nada poderá ser passivo. O colaborador precisa sentir que não é mero expectador.

3. Durante o treinamento, aplique atividades que ofereçam ao participante falar sobre situações e experiências vividas.

4. O adulto aprende e reage de forma rápida a estímulos então, demonstre a aplicação e utilização de cada conceito passado no treinamento.

5. Seria interessante você aproveitar os conceitos e experiências que o treinamento proporcionou para motivar os colaboradores no dia a dia. Seja gravando o treinamento e publicando os depoimentos numa rede de comunicação interna, seja criando outras ações que façam a manutenção dos conceitos e objetivos apresentados.

A andragogia está por trás de tudo o que acontece em um treinamento. E uma dica importante pode ser utilizar-se de ferramentas como o Storytelling pode deixar o treinamento ainda mais interessante.

O Circuito NETAS oferece soluções em treinamentos corporativos e utiliza como base a andragogia e o storytelling para aplicar a tríade do aprendizado: TEORIA + VIVÊNCIA + PROCESSAMENTO CONSTRUTIVO.

Nossos consultores fazem uma abertura com base no objetivo do treinamento. Utilizam recursos audiovisuais ou experiências vividas, para exemplificar os conceitos transmitidos nos workshops. Aplicam uma dinâmica rápida em sala para proporcionar a troca de informações e interação dos participantes.

Aplicam uma dinâmica vivencial seja outdoor ou dentro da sala, mais extensa para desenvolver e identificar competências.

E por fim, realizam o processamento construtivo muitas vezes incitando a participação de todos os colaboradores que discutem o que viveram desde a abertura do treinamento até aquele momento.

É no processamento construtivo que o individuo enxerga suas habilidades e pontos de melhoria e obtém a percepção de seus comportamentos no trabalho e na vida.

O Circuito Netas pode fazer a diferença nos treinamentos da sua empresa.

Saiba mais em: https://circuitonetas.com.br

Tags: ,

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.