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Storytelling: ferramenta para mudança de cultura e comportamento

Você é bom em contar histórias? Consegue aprender lições com experiências já vividas? O que faz com elas? Você as compartilha?

Essa é a finalidade da palavra em inglês Storytelling. É a capacidade de contar histórias de uma forma relevante utilizando muitas vezes alguns recursos audiovisuais.

Como ferramenta de aprendizado, é uma forma importante de transmitir valores éticos, regras, elementos culturais e dar vida para aqueles cartazes famosos que vemos nas paredes das organizações, em que se encontram missão, visão e valores.

Por que não colocar em prática a missão, visão e valores por meio de uma história contada?

Em vez de criar um novo cartaz com palavras inteligentes e inspiradoras, o ideal é entender o que o colaborador deseja, o que pensam da cultura, qual o estado em que se encontra a cultura e motivação das equipes.

Estudos apontam que apenas 5% se recordam de gráficos e dados apresentados em uma palestra ou reunião. E 63% se recordam facilmente de uma história contada.

Poderíamos falar aqui de diversos motivos para você começar a colocar em prática o Storytelling na sua organização.

Vamos destacar os mais importantes:

O cérebro libera dopamina no sistema nervoso quando o ouvinte experimenta uma situação desafiadora, o que facilita a memorização.

Pessoas gostam de histórias porque a própria vida é uma história.

Com a história é possível se conectar emocionalmente com o ouvinte e tornar a aproximação mais fácil.

Quando se cria uma identidade ou razão, surge o senso de orgulho e lealdade. E com isso alguns pilares que serão base de sucesso da organização.

Você pode e deve utilizar os líderes nesta estratégia!

Faça de seus líderes, bons contadores de histórias. Ensine o líder às habilidades de contar histórias e utilizar as oportunidades como treinamentos, coaching, reuniões com a equipe para aplicação.

Organize uma plataforma para captação de novas histórias nos departamentos. E garanta que o seu líder seja recompensado pela participação efetiva na mudança de cultura.

O engajamento da equipe vai mudar quando o líder for capaz de envolver seus colaboradores com histórias positivas e situações com as quais os colaboradores podem se identificar e se orgulhar.

Segundo estudo internacional, líderes que já deram início ao trabalho apontam alguns benefícios: “histórias conectam pessoas”, “histórias são memoráveis e humanizam a organização”, “contar histórias é absolutamente crítica para a mudança cultural”.

Servem de exemplos de Storytelling duas personalidades: J.K.Rowling e Sheryl Sandberg.

A autora de Harry Potter J.K.Rolwing, enfatiza 3 pontos de sua história: anos de desemprego, o período que começou a escrever Harry Potter e uma lição que aprendeu com esse processo.

O COO do Facebook Sheryl Sandberg, abandonou a apresentação de dados que havia preparado para um evento, para falar sobre como sua filha tinha agarrado à sua perna antes de ir para o mesmo evento e das dificuldades que as mulheres passam para chegar a cargos de liderança. O sucesso da palestra o levou mais tarde a escrever um livro.

Nestes exemplos fica claro o poder que uma história tem de mudar a vida e a visão do mundo, isso também pode ser feito pelos líderes da organização.

Alguns pontos são interessantes para que o líder dê início ao uso do Storytelling:

Coerência Cognitiva: facilite a integração dos antigos e novos funcionários, as histórias que compartilham é importante.

Conte histórias que envolvam emocionalmente os colaboradores. Histórias em que o colaborador que passou esteja presente para dar seu testemunho.

Ensine como conseguir atingir objetivos, dando exemplo de quem já os atingiu.

Todos devem ter esperança sobre o futuro, é importante que o líder fale de forma positiva sobre o futuro.

Leia também sobre a Andragogia e a Tríade do Aprendizado!

O Circuito NETAS entrega soluções em treinamento vivencial para líderes e equipes. Em nosso processo de aprendizado acreditamos que a vivência serve para construir histórias positivas que serão compartilhadas pelos participantes dos treinamentos.

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