Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • Pensamentos Divergentes no ambiente corporativo
Pensamentos Divergentes

Pensamentos Divergentes no ambiente corporativo

A teoria dos Pensamentos Divergentes poderá ajudar em suas reuniões, treinamentos e em qualquer tipo de relacionamento.

Em algumas ocasiões, o que mais incomoda as pessoas são as diversas formas de pensar. As vezes relacionadas ao jeito de ser e a personalidade. Por vezes pela cultura e criação, pelas diferentes experiências vividas, principalmente quando estamos falando de adultos.

É comum reunir as equipes para construir ideias e discutir necessidades dos nossos clientes. São nestas reuniões que percebemos a diversidade, alguns literalmente “viajam em ideias mirabolantes”, outros mais “pés no chão” oferecem dados diferentes, mas que são reais. Não há certo ou errado, apenas é uma demonstração do agir e pensar de cada um.

Para que esse processo se torne um Brainstorm, uma das técnicas mais utilizadas na administração e gestão, é necessário deixar os julgamentos de lado, não inibir nenhum momento de criatividade e registrar todas as ideias. O resultado é uma chuva de ideias, que podem surgir de duas juntas ou ainda, de uma ideia descabida.

O conceito de pensamento divergente consiste na busca de alternativas ou de possibilidades criativas e diferentes para a resolução de um problema.O “pai” deste conceito é o psicólogo maltês Edward De Bono, onde o objetivo é produzir ideias que se desviem das linhas diretrizes do pensamento habitual. Para De Bono o pensamento divergente constitui um motor de evolução pessoal e social pelo fato de fornecer novas respostas a problemas conhecidos.

1)Apresente o desafio ou problema sob a forma de uma pergunta que incite o grupo a pensar “fora da caixa”.

2)Adie o julgamento, não permitindo tanto as críticas quanto os elogios.

3)Encoraje a quantidade e diversidade de ideias, anotando cada uma delas.

4)Apoie o inusitado, batalhando pelo incomum e estranho, encorajando diferentes perspectivas.

5)Procure combinações de ideias que possam operar juntas.

6)Construa novas ideias a partir das que já foram apresentadas (sem utilizar críticas).

O psicólogo maltês reconhece três grandes tipos de obstruções do pensamento: a falta de informação, o bloqueio mental e o peso do óbvio.

O peso do óbvio é quando há impedimento de encontrar uma melhor opção, e poderá ser superada através do pensamento divergente.

Cada ser humano tem o seu perfil, pensamentos e modo de agir. E uma boa equipe precisa desta divergência para o bom crescimento pessoal, profissional e da empresa.

É importante que não somente o líder, mas cada integrante do time precisa perceber e entender o perfil dos seus parceiros de trabalho. Quando entendem, respeitam e aprendem a ouvir mais.

No Circuito NETAS, quando percebemos a necessidade de ensinar mais sobre os Pensamentos Divergentes, construímos um conteúdo mais extenso e algumas dinâmicas rápidas, são propostas. Enriquecendo o processo de aprendizado, a integração dos participantes e o conhecimento de si e do outro.

Tags: , ,

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.