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Como tornar uma reunião de vendas mais produtiva?

Não faça da sua reunião de vendas uma perda de tempo, aprenda a torná-la mais produtiva nesse conteúdo exclusivo!

A reunião de vendas faz parte do dia a dia no trabalho, é um momento importante para tomar decisões e é um ótimo canal de comunicação entre as equipes. Mas como nem tudo são flores, é normal ver equipes reclamando de reuniões, pois muitas vezes são improdutivas.

Em um ambiente com tantas pessoas, é muito fácil se distrair e perder a real finalidade da reunião. É nessa hora que o líder de vendas pensa: Como fazer uma reunião de vendas ser mais produtiva? Para te ajudar nessa difícil tarefa, selecionamos pontos cruciais. Confira:

 

Planejamento e Agenda

O objetivo das reuniões é o desenvolvimento do pessoal de vendas, por isso, planeje assuntos a serem abordados com foco em desenvolvimento, aprendizado e motivação.

Você pode planejar e enviar os assuntos para que a equipe dê ideias adicionais. Trabalhando em conjunto, você começa a entender quais as dificuldades e prioridades.

Duração

As reuniões de vendas devem demorar cerca de 30 a 40 minutos. Lembrando sempre da periodicidade, a reunião de vendas deve acontecer pelo menos 1 vez por semana.

Participantes

Para que a reunião seja produtiva, é importante convidar alguns colaboradores chave que sempre contribuem para o desenvolvimento, produtividade e a motivação de vendas.

Você pode trazer pessoas de outros departamentos que possam contribuir, como o profissional de TI que poderá sanar dúvidas, um cliente que possa salientar as suas dificuldades e benefícios de fazer negócio com você ou o

Diretor da empresa que possa compartilhar qualquer experiência que contribua para a motivação dos vendedores.

Sem distrações

Uma dica importante é sempre pedir para que os participantes da reunião de vendas desliguem os celulares e qualquer outro aparelho eletrônico, além disso, não use mais as queridas apresentações em Power Point, elas também podem causar distrações.

Utilize recursos como vídeos para sensibilizar os participantes.

Interação

O líder não deve falar sozinho, é importante também dar espaço para que os participantes interajam, tirem dúvidas e participem de forma colaborativa da reunião de vendas.

Elabore algumas dicas ou ferramentas que possam melhorar o desempenho nas visitas de vendas nesta semana.

Dinâmicas de Sala e Treinamento

Torne a reunião de vendas semanais, mais produtiva aplicando uma dinâmica em sala.

Se for possível em uma delas, realize um treinamento comportamental mais completo.

Esse tipo de treinamento atua diretamente no comportamento, desenvolvendo corpo e mente dos colaboradores.

Você pode trabalhar conceitos como responsabilidade e propósito em teoria e aplicar uma dinâmica vivencial que fortaleça estes assuntos.

O líder tem o papel de planejar, desenvolver e realizar a reunião de vendas com o melhor aproveitamento possível, levando informações importantes, fazendo a equipe interagir, se desenvolver e se sentir motivada.

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