Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • Variáveis de motivação: Como gerar e manter?
variaveis-de-motivacao

Variáveis de motivação: Como gerar e manter?

Variáveis de motivação: Como trabalhar um dos maiores desafios da gestão de pessoas?

Em uma realidade tão dinâmica e heterogênea em que vivemos e com formas tão diferentes de pensar, como conseguir conquistar e manter a motivação do colaborador?

Antes falar sobre as variáveis de motivação, é importante diferenciar motivação de inspiração e direcionar a devida responsabilidade para quem lhe é de direito.

Ao falar de motivação, e como gosta de esclarecer Mario Sergio Cortella, pela etimologia da palavra, qual o MOTIVO para entrarmos em AÇÃO, estamos falando de algo interno, ou seja, cada um de nós tem a responsabilidade de buscar nossos reais motivos para fazer o que fazemos, um recurso pessoal e intransferível.

Já a inspiração, pode ter sua origem em algo externo, mesmo quando permeado por valores e aspirações internas. Neste aspecto as empresas devem fazer um grande esforço para encontrar motivos que inspirem seus colaboradores a manter seus níveis de motivação.

Existem dois tipos de motivação: a intrínseca e extrínseca

A intrínseca está ligada a tarefa que realizamos no dia a dia, ou seja, existe uma satisfação imediata naquilo que se faz mesmo que outros fatores como remuneração e ambiente não sejam os mais satisfatórios.

A extrínseca está ligada a uma satisfação interna sobre algo que acontece como resultado do próprio trabalho. O profissional se satisfaz com o resultado que obtém sobre o seu trabalho e também com a remuneração que recebe ou aos benefícios que lhe são ofertados pela organização.

Empresas que escolhem trabalhar a motivação intrínseca devem buscar conhecer seus colaboradores, aplicar ferramentas de perfil comportamental e treinamentos para o melhor equilíbrio no gráfico entre habilidades e desafios. Um profissional que trabalha sobre esta perspectiva, que tem motivação naquilo que faz, precisa se sentir simultaneamente desafiado e percebendo que está fazendo uso de seus talentos e habilidades.

Os treinamentos para estes profissionais serão bem avaliados quando perceberem que as competências trabalhadas agregarão para que façam ainda melhor aquilo que já amam fazer. Claro que é importante lembrar que mesmo os profissionais motivados intrinsecamente, terão tarefas mais e menos prazerosas e até aquelas que são cumpridas porque precisam ser feitas.

Já as empresas que trabalham seus times na motivação extrínseca, terão o constante desafio de ter pacotes de benefícios e ganhos que motivem seus colaboradores o suficiente para que façam o que precisa, mesmo não sendo o que mais desejam. Uma boa política de benefícios é uma pratica comum no mundo corporativo e são bem-vindas de qualquer maneira.

Uma empresa que resolve desenvolver e manter seus times em alta performance profissional, coloca em prática estratégias que consideram os dois tipos de motivação, como garantia de assertividade de ponta a ponta do processo, da seleção ao treinamento. Despende um esforço para encontrar o perfil de profissional mais adequado para cada função, oferece um pacote de benefícios equivalente à sua cultura e realidade e constantemente treina seus profissionais para mantê-los atualizados.

O Circuito NETAS é especialista em treinamentos comportamentais.

Conheça mais www.circuitonetas.com.br/contato

Tags: , , ,

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.