Circuito Netas

O que é Treinamento Vivencial

Estimular a motivação e o desenvolvimento de equipes é um grande desafio no mundo corporativo, e é por isso que os gestores estão sempre em busca de novos métodos para alcançar esses resultados. Dentre as soluções existentes no mercado, a realização de um treinamento vivencial é bastante eficaz na hora de motivar a sua equipe, pois favorece o aprendizado por meio práticas vivenciais que exploram as emoções, a reflexão e a consciência de seu time. Tudo isso impacta diretamente no aumento da produtividade e na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela sua empresa, além do favorecimento dos indicadores do RH, como a retenção de talentos, por exemplo.

Quer saber mais sobre o treinamento vivencial e como ele pode motivar a sua equipe?

O que é treinamento vivencial?

O treinamento vivencial é um tipo de capacitação que promove atividades experienciais e coletivas, dando ao grupo uma grande oportunidade de desenvolvimento de habilidades e competências empresariais, por meio da vivência de situações que fogem da sua zona de conforto. Normalmente este tipo de vivência é feita em um treinamento ao ar livre, que explora de maneira prática todo o potencial de seus colaboradores, melhorando o seu autoconhecimento e mostrando do que eles realmente são capazes. Todo o aprendizado é adquirido de forma lúdica, com a imersão dos treinamentos em situações dinâmicas e desafiadoras, com um ou mais problemas a serem resolvidos pela equipe. Após a solução do problema, o grupo também é exposto a atividades de reflexão, que aumentam a consciência sobre o trabalho em equipe e os pontos fortes e fracos que eles puderam perceber em seu desempenho.

Como o treinamento vivencial ajuda a motivar a sua equipe? Dentre as habilidades e competências desenvolvidas e potencializadas por meio do treinamento ao ar livre, podemos citar: liderança, inteligência emocional, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, foco, planejamento, adaptação à mudanças, argumentação etc. Veja abaixo mais alguns pontos de melhoria proporcionados pelo treinamento vivencial e que vão ajudá-lo na motivação da sua equipe!

Melhora a união da equipe

Como o treinamento vivencial incentiva a conexão entre os membros dos times, evidenciando que eles precisam uns dos outros para atingir os resultados desejados, a união entre eles acaba melhorando exponencialmente. Muitas vezes a rotina não permite que as pessoas se conheçam profundamente, principalmente em empresas de grande porte, e o treinamento vivencial propicia isso, de modo a gerar uma certa identificação e cumplicidade entre os membros de seu time. Isso com certeza faz com que eles passem a valorizar mais o trabalho um do outro e trabalhem de maneira mais integrada, o que é altamente benéfico para a empresa.

Estimula a busca por desafios

Ao passar por diversas situações desafiadoras durante a vivência, os profissionais sentem prazer ao superá-las e essa sensação é algo que eles levam também para a sua vida corporativa. Deste modo, eles se tornam muito mais aptos e estimulados a buscarem e enfrentarem desafios sem se acomodarem, assumindo uma postura muito mais proativa no ambiente de trabalho.

Aumenta a autoconfiança do profissional

A prática de um treinamento vivencial traz bastante reflexão aos seus participantes, o que promove uma verdadeira transformação pessoal, melhorando significativamente sua autoconfiança em todos os setores de sua vida, inclusive o profissional. Além disso, o treinamento ao ar livre fomenta a utilização das habilidades mentais, emocionais e físicas, mostrando que ele pode ir mais longe do que imagina em todos os âmbitos.

Desenvolve o senso de urgência

O senso de urgência também é fundamental para criar equipes mais motivadas e ele também pode ser melhorado com a aplicação de um treinamento vivencial. Ao passar por essa experiência intensa, onde seus colaboradores vão precisar tomar decisões rápidas, eles vão ganhar mais segurança e assertividade para agir em situações de pressão, aprendendo a lidar melhor com as demandas que surgem.

Conecta o funcionário à empresa

Uma prática vivencial, por envolver muitas emoções, é capaz de conectar a sua equipe ao propósito da empresa, que deve ser muito bem explorado durante a realização do treinamento.

As práticas também mostram a responsabilidade que cada um tem na resolução dos problemas da companhia e no comprometimento com seus resultados, o que aumenta o sentimento de pertencimento de cada colaborador à equipe e à empresa. Você já pensou em aplicar o treinamento vivencial em sua equipe mas ainda tem dúvidas sobre o tema? Entre em contato conosco e conheça melhor as possibilidades de desenvolver e motivar seus colaboradores por meio desta imersão fantástica!

Fortaleça a sua equipe com os nossos treinamentos!

Clique e Agende agora mesmo uma conversa com o Circuito Netas!

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.