Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • 5 sinais que sua empresa precisa de um treinamento de equipes

5 sinais que sua empresa precisa de um treinamento de equipes

Está em dúvida se sua empresa precisa investir em um treinamento de equipes? Veja alguns sinais no dia a dia da sua companhia que podem indicar essa necessidade!

O desenvolvimento de equipes é uma estratégia importante para manter os processos da empresa alinhados com suas metas e objetivos, já que muitas vezes as dificuldades na gestão do time podem impactar diretamente no faturamento da companhia.

Alguns sinais sutis que são percebidos no dia a dia da empresa podem indicar a necessidade de um treinamento de equipes, cujo objetivo é unir os colaboradores e desenvolver suas habilidades individuais e conjuntas, potencializando os resultados da organização.

Se você desconfia que seu time está precisando e pode se beneficiar com um treinamento, separamos abaixo 5 sinais que vão confirmar essa necessidade. Confira!

1. Funcionários desmotivados

Seus funcionários já não têm o mesmo ânimo de antes para o trabalho? Não demonstram proatividade, novas ideias e as faltas e atrasos são recorrentes?

Essa falta de motivação é extremamente nociva ao ambiente de trabalho, pois até quem chega cheio de vontade de fazer acontecer, pode se desanimar diante da apatia de seus colegas.

A desmotivação pode inclusive ser medida por meio dos indicadores de rotatividade de colaboradores, que quando não estão satisfeitos, pedem demissão ou demonstram tanta falta de comprometimento, que são desligados da companhia.

O ganho de motivação após o curso mostra claramente por que fazer um treinamento de equipes pode salvar a sua empresa!

2. Falta de integração e colaboração entre a equipe

Quando os membros de uma equipe não interagem e conversam entre si, muitos problemas são desencadeados devido a essa falta de comunicação. A formação de grupos isolados também é muito prejudicial, já que informações importantes acabam sendo omitidas, afetando o andamento dos processos.

Ter uma equipe sinérgica, onde cada indivíduo se preocupa em colaborar com o trabalho do outro, focando seus esforços no mesmo objetivo, é fundamental para a construção e manutenção de um bom clima organizacional.

3. Queda de produtividade

Seu time não vem batendo as metas estipuladas há algum tempo? Ou eles até conseguem entregar tudo o que foi pedido, mas não com a mesma qualidade de antes?

A queda de produtividade é um grande sinal de que as coisas não vão bem, o que pode ser fruto de insatisfações com a liderança, problemas de comunicação e clareza ao delegar as tarefas ou até problemas pessoais e de saúde de seus funcionários.

Porém, com um treinamento de equipes, eles são capazes de desenvolver sua inteligência emocional e saber separar os problemas pessoais do ambiente de trabalho, além de terem a iniciativa de conversar com seu líder para resolver possíveis impasses que estejam atrapalhando a sua produtividade.

4. Aumento das reclamações dos clientes

Além da parte financeira, o melhor termômetro para saber se a sua empresa está indo bem, é avaliando a satisfação dos seus clientes. Eles têm demonstrado insatisfação com o produto ou serviço oferecido, com o atendimento prestado por sua equipe ou houve um aumento no registro de reclamações da organização?

Colaboradores desalinhados com os valores da companhia ou que não tenham recebido o treinamento adequado para apresentar uma postura e conduta padrão e linear, tendem a gerar muitas reclamações por parte dos consumidores.

Além disso, quando se trata de atendimento, o cliente é capaz de perceber quando existem problemas de relacionamento entre colegas de trabalho ou quando são prejudicados de alguma maneira pela falta de atenção do funcionário.

Mas, tudo isso pode ser resolvido com um bom treinamento de equipes, que vai fazer seu time enxergar o valor de cada um e se conectar com os valores da companhia também, desenvolvendo competências para entregar o melhor atendimento possível.

5. Descumprimento de prazos

O descumprimento de prazos impacta e muito no faturamento de uma organização, visto que em qualquer setor eles são necessários e em alguns casos o não cumprimento pode acarretar em multas, rescisões contratuais e processos jurídicos.

Quando cada funcionário passa a entender o seu papel dentro da empresa e o quanto cada ação sua está interligada ao trabalho do restante da equipe, ele cria um senso de responsabilidade que dificilmente será deixado para trás e esse é mais um benefício que um treinamento de equipes pode proporcionar ao seu time.

Portanto, caso você identifique que os prazos estão sendo negligenciados, tente investigar os outros sinais e veja se já não é hora de investir em um treinamento que resgate o poder de sua equipe!

Quer saber como funcionam os treinamentos de desenvolvimento de equipes aplicados pela Circuito Netas? Fale com um de nossos consultores!

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.