Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • O desafio de ser mãe e profissional no ambiente corporativo

O desafio de ser mãe e profissional no ambiente corporativo

Desempenhar ao mesmo tempo as funções de mãe e profissional bem-sucedida no ambiente corporativo não é uma tarefa fácil, porém é completamente possível e recompensadora.

As mulheres vêm há anos trabalhando duro para conquistar seu espaço no mercado de trabalho e têm conseguido cada vez mais cargos e salários melhores, por mostrarem que podem sim desempenhar as mesmas funções que os homens, e com excelência.

O dilema entre ser mãe ou focar no ambiente corporativo

O preconceito e a discriminação com mulheres ocupando cargos gerenciais ou que exijam esforço físico ainda existe. Entretanto, as melhorias são visíveis e elas continuam mostrando o seu poder para que isso acabe.

Muitas mulheres têm o grande sonho de serem mães e o medo de que a realização deste sonho impacte em sua carreira acaba às deixando receosas sobre o momento ideal para isso.

Assim como também é comum que mulheres que já são mães e têm o sonho de crescer no ambiente corporativo, acabem deixando sua carreira de lado por achar que não seria possível conciliar as duas coisas.

Porém, é importante que as pessoas entendam que com foco, planejamento e organização é possível aliar as duas funções e ser uma mãe e profissional realizada. Diversas mulheres vivem essa dupla jornada felizes e produtivas e ainda são referência de sucesso para seus filhos!

Os principais desafios das mães que trabalham

Os desafios das mães que trabalham são muitos e ocorrem diariamente, já que com crianças em casa as surpresas não são raridade e sempre há algo novo a ser feito.

Porém, dentre os principais desafios enfrentados pelas mães que também atuam no mercado de trabalho, podemos destacar os seguintes:

  • Encontrar uma boa creche ou babá de confiança para cuidar das crianças durante o horário de trabalho;
  • Ter tempo para preparar comida, dar banho, ajudar nas tarefas escolares e brincar com os pequenos;
  • Ter disponibilidade para comparecer nas reuniões e eventos escolares;
  • Precisar se ausentar do trabalho quando a criança fica doente.

Tudo isso pode parecer bastante complicado em um primeiro momento, mas com disciplina e muito amor, é possível desempenhar com excelência os dois papéis. Afinal, sabemos da importância de ser uma boa profissional e como dar esse exemplo em casa pode impactar na educação das crianças.

O importante é que a mãe faça a escolha que julgue melhor para si. Têm mulheres que realmente preferem abandonar a carreira e se dedicar exclusivamente à educação de seus filhos e não há problema nisso, desde que a faça sentir-se plenamente feliz e realizada.

Investindo em tempo de qualidade com os filhos

Sabe quando a pessoa não consegue se desconectar do trabalho e todo o tempo que passa com a sua família, permanece checando e-mails, falando ao telefone ou até mesmo acessando as redes sociais?

Essa cena está muito comum nos dias de hoje e esse é um dos principais motivos que fazem com que as mães que trabalham fora pensem que não é possível ser uma profissional bem-sucedida e acompanhar o crescimento das crianças.

Para contornar essa situação, investir em tempo de qualidade com os filhos é imprescindível. “Tempo de qualidade” é uma expressão utilizada para falar do tempo que passamos realmente aproveitando o momento, e neste caso, dando total atenção às crianças.

Ou seja, ao invés da mulher passar várias horas do seu dia com seus filhos, mas sem estar de fato conversando com eles, brincando com eles e curtindo a sua presença, esse tempo não é de qualidade. O que significa que se ela reservar um tempo menor em meio à sua rotina, mas usá-lo com qualidade, ele será muito mais positivo para a sua relação com os pequenos.

O mesmo vale para o trabalho. Focar totalmente em suas tarefas durante o expediente é primordial para que quando a mulher saia do escritório, possa ocupar a sua mente com sua função de mãe.

Portanto, o equilíbrio é a chave do sucesso de uma mãe e uma profissional bem-sucedida dos dois lados. Investindo em tempo de qualidade, a mãe sentirá as mudanças positivas em sua vida pessoal e profissional!

O Circuito Netas oferece um treinamento completo, que visa desenvolver em seus colaboradores a valorização de hábitos saudáveis, produtividade, conhecimento, networking e equilíbrio, o que também pode ajudar suas funcionárias que são mães a se sentirem realizadas em todo os âmbitos de sua vida.

Quer saber mais sobre nossas soluções e como elas podem impactar os resultados de sua empresa? Entre em contato conosco!

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.