Circuito Netas

Como receber e dar feedbacks

Receber e dar feedbacks é algo muito importante no ambiente corporativo, visto que é uma ferramenta incrível para o desenvolvimento de líderes e liderados, que a partir dos feedbacks recebidos aumentam o seu autoconhecimento e, assim, melhoram constantemente seu desempenho no trabalho.

No entanto, muitos profissionais ainda encaram o feedback como uma crítica, e esse pensamento atrapalha bastante tanto a aplicação quanto o recebimento de um feedback, por ser visto sempre como algo negativo.

Mudar essa visão e entender que o feedback deve fazer sim parte da cultura da empresa, e que sem ele é impossível os colaboradores saberem onde estão errando e acertando, é o primeiro passo para receber e dar feedbacks que realmente vão fazer a diferença no desenvolvimento de sua equipe e nos resultados da organização.

Se você já entendeu a importância do feedback para o desenvolvimento de sua equipe e organização e quer saber como dar e receber feedbacks valiosos, veja as dicas que separamos abaixo!

Aprenda a ouvir sem rebater

O feedback pode ser uma via de mão dupla, sendo uma ferramenta utilizada tanto para o gestor desenvolver sua equipe quanto para sua equipe alertá-lo sobre seus pontos de melhoria.

Portanto, aprender a ouvir, de fato, o que seus colaboradores têm a dizer sobre o seu trabalho, sem levar isso como uma crítica, mas sim uma chance de alcançar ainda mais resultados, é fundamental para o líder.

Além disso, não rebater o feedback na hora também é uma boa prática, pois justificar tudo pode ser um sinal de que você não está tomando o feedback como algo positivo, o que pode inibir seus liderados em uma próxima oportunidade.

Dê uma sugestão de melhoria

De nada adianta falar, reclamar de alguma ação do colaborador e não dar uma sugestão prática para a resolução da situação. Isso porque muitas vezes o erro que o funcionário está cometendo é por pura falta de conhecimento ou informação sobre os processos e expectativas da empresa.

Então, sempre que for aplicar um feedback, já tenha em mente pelo menos uma sugestão de como aquele colaborador pode melhorar no aspecto abordado e crie, juntamente com ele, um plano de ação com metas e prazos, que serão acompanhados por você.

Exercite a empatia

Saber se colocar no lugar do outro também é essencial para dar ou receber um feedback realmente construtivo. Quando tentamos enxergar a situação com os olhos de outra pessoa, fica mais fácil entender o porquê de ela estar tendo determinada conduta e quais seriam as motivações a serem exploradas ao sugerir melhorias.

O mesmo vale quando é você que está recebendo um feedback. Tentar entender o que está sendo dito, imaginando como seria se você estivesse na posição oposta, vai ajudá-lo a extrair o melhor desta conversa.

Crie um ambiente de confiança

Os membros de sua equipe precisam confiar em você e ter a certeza de que serão ouvidos e levado a sério quando quiserem dar um feedback a você ou a outro colega.

A honestidade e transparência também contam muito neste quesito, e ao mesmo passo que você cobra a transparência de seus membros, também deve oferecer isso a eles.

Sendo assim, é imprescindível a criação de um ambiente de confiança, onde a opinião de todos seja respeitada e cada um tenha a liberdade de expor suas ideias e pontos de vista. Manter um canal de comunicação aberto pode ser muito produtivo para todas as áreas da companhia!

Aplique o feedback individualmente

Normalmente, as pessoas ficam desconfortáveis ao terem seus pontos de melhoria expostos na frente de seus colegas. Deste modo, para evitar constrangimentos o feedback deve ser aplicado individualmente para cada membro.

Aproveite este momento para também ouvir o colaborador e perguntar se ele tem algo a dizer sobre o trabalho, a equipe ou até mesmo a liderança. E sempre considere realmente suas sugestões.

Aborde também os pontos positivos

Engana-se quem pensa que dar um feedback é abordar apenas os erros e falhas do funcionário.

Saber reconhecer seus talentos e fazer questão de elogiar e dizer a eles o que estão fazendo de correto, estimula os colaboradores a buscarem sempre o melhor. Invista nisso!

Se você gostou deste artigo e tem interesse em conhecer novas ferramentas para o desenvolvimento de equipes, a Circuito Netas trabalha com a realização de treinamentos vivenciais, feitos para ajudar no desenvolvimento das habilidades de seus colaboradores.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.