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Comportamentos, Habilidades e Atitudes Essenciais para o Sucesso dos Líderes

 

Uma das competências mais buscada pelas empresas hoje em dia é a liderança, que muitas vezes já é inerente ao profissional, mas que também pode ser desenvolvida ao longo da carreira.

Por meio de muita leitura, treinamentos, cursos e, é claro, prática, todo profissional pode desenvolver sua liderança e assim, atuar no desenvolvimento de uma equipe.

Entretanto, para ser um líder de sucesso, alguns comportamentos, habilidades e atitudes são essenciais e extremamente valorizadas no mercado de trabalho. Confira abaixo as principais!

1- Valorizar o trabalho de cada colaborador

Valorizar o trabalho de um colaborador vai muito além de elogiar uma tarefa bem feita ou exaltá-lo em público por isso.

Um líder de sucesso sabe quais são as competências, habilidades, fraquezas, necessidades e objetivos individuais de seus colaboradores e faz com que eles trabalhem isso e se desenvolvam cada vez mais.

É claro que o reconhecimento também é fundamental, mas somente isso não é o suficiente para que o funcionário se sinta valorizado e motivado.

O líder também deve sempre estimular um ambiente criativo, permitindo que sua equipe exponha suas opiniões e tenham ideias inovadoras. Para isso, é muito importante investir em treinamentos, cursos, palestras e debates, que vão abrir os horizontes de seus colaboradores e deixá-los mais preparados para traçar e executar estratégias de sucesso.

2- Dar feedbacks com frequência

Sem feedbacks e orientações, fica muito difícil para o colaborador saber onde está errando. Por isso, um bom líder deve sempre estar atento aos erros e acertos de seus funcionários e dizê-los por meio de feedbacks sinceros.

Lembre-se que um feedback não é somente para apontar erros, mas sim comentar os pontos positivos positivos e os pontos de melhoria do trabalho do colaborador e orientá-lo para a solução. Isso desenvolve o autoconhecimento tanto no líder, quanto no liderado e ambas as partes só têm a ganhar.

3- Ter empatia

Se colocar no lugar do outro é uma prática importante para todas as relações, e no ambiente profissional não é diferente. Todos nós temos uma trajetória pessoal e profissional distinta, o que muitas vezes dificulta o nosso entendimento de outro ponto de vista.

Não é sempre que o líder já ocupou os mesmos cargos que seus liderados, antes de chegar à sua posição atual, por exemplo. Isso pode atrapalhar o entendimento das dificuldades específicas de uma função, e nesse momento a empatia é essencial.

Se colocar no lugar de quem está desempenhando outro papel, e buscar alternativas para auxiliá-lo, é um grande diferencial no mercado.

4- Saber delegar tarefas

Grandes líderes devem saber delegar tarefas e não centralizar as informações. Os colaboradores devem estar cientes de tudo que acontece na empresa para que possam tomar as decisões corretas, levando todos os cenários em consideração.

O líder deve saber delegar as tarefas por igual entre os colaboradores, pois se eles fazem parte da equipe, estão capacitados para desempenhar a função. Além do mais, o desenvolvimento e aprendizado vem com a prática, e os desafios estão aí para isso.

É claro que o líder deve sempre acompanhar o andamento das tarefas delegadas e se colocar à disposição para ajudar no que for necessário, mas ele não deve tomá-las para si, como se fosse a única pessoa na empresa capaz de executá-las.

5- Ser humilde e assumir seus erros

Ninguém é perfeito, mas saber reconhecer os próprios erros é sinônimo de caráter. Se você não conseguiu atender as expectativas de alguém, cometeu um erro em algum projeto ou em qualquer outra situação, assuma-o.

Assuma seus erros, mas não perca tempo. Quando se trabalha com pessoas e estratégias, nem sempre as coisas saem como o planejado, e nesse momento, encontrar a solução ideal para corrigir a falha deve ser a prioridade.

6- Transmitir confiança e liderar pelo exemplo

Um bom líder deve ter entusiasmo pelo que faz e acreditar no propósito e nos objetivos da empresa. Ser ético, imparcial e estar sempre disponível para os seus colaboradores são atitudes que transmitem confiança e essa é a melhor forma de garantir que eles tenham a mesma postura.

Vista a camisa da sua empresa, não tenha medo de colocar a mão na massa quando for preciso e leve seu time com você!

Se você está em busca do desenvolvimento de liderança, a Circuito Netas trabalha com a realização de treinamentos vivenciais que aprimoram essas e outras características importantes para ser um líder de alta performance. Entre em contato conosco e saiba mais!

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