Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • Como aumentar os índices de produtividade da equipe.

Como aumentar os índices de produtividade da equipe.

Aumentar os índices de produtividade é um desafio para líderes de grandes equipes. Confira algumas dicas para aumentar a performance de seus colaboradores!

Aumentar os índices de produtividade das equipes corporativas é um grande desafio diante de um mercado cada vez mais competitivo. Porém, com uma boa análise e a aplicação de ações estratégicas, é possível fazer uma equipe melhorar a sua performance e conquistar os resultados desejados.

É importante lembrar que aumentar a produtividade não está ligado apenas ao aumento da produção de uma empresa, mas sim da melhora do desempenho em todas as atividades e setores.

Os índices de produtividade devem ser mensurados com frequência, para que assim, os gestores identifiquem os pontos de melhoria e os pontos de sucesso e possam atuar sobre eles.

Abaixo listamos dicas importantes para melhorar alguns processos dentro das empresas e, consequentemente, aumentar a produtividade das equipes. Confira!

Defina os indicadores de produtividade

Para conquistar um aumento na produtivo e ter consciência disso, primeiro é preciso definir quais serão os indicadores de produtividade analisados frequentemente em sua empresa.

Existem uma série de indicadores de produtividade importantes, alguns exemplos são:

  • Custo por cliente;
  • Receita por funcionário;
  • Custo por produto produzido;
  • Taxa de conversão de vendas;
  • Dentre outros.

Entretanto, deve-se identificar quais são os mais relevantes em seu nicho de atuação e para os objetivos da sua organização.

Tenha metas e objetivos

Estabelecer metas e objetivos individuais e coletivas é fundamental para obter uma boa produtividade de sua equipe. Por isso, avalie o cenário atual, defina exatamente onde querem chegar e deixe isso muito claro para todos.

Trabalhar com metas realistas, ainda que desafiadoras, também exerce um grande poder sobre os índices de produtividade. Afinal, uma das coisas mais desestimulantes que existe para uma equipe é nunca conseguir alcançar as metas propostas.

Reveja os processos e o fluxo de trabalho

Será que os processos da sua empresa estão bem organizados e as funções de cada colaborador bem distribuídas?

De tempos em tempos é interessante rever os processos e o fluxo de trabalho da organização, a fim de encontrar gargalos, tarefas que podem ser otimizadas, diminuir custos desnecessários e evitar o tão temido retrabalho — que mata a produtividade!

Aproveite para deixar claro quem é o responsável por cada tipo de tarefa e a importância de cada membro no fluxo de trabalho e resultado final de um projeto.

Estimule a motivação de suas equipes

Oferecer um ambiente de trabalho agradável e saudável é uma obrigação das companhias. E tendo em vista que a motivação é um dos fatores de maior influência na produtividade, estimulá-la se torna uma excelente estratégia.

Você pode fazer isso por meio de ações como oferecer bônus e premiações, benefícios como plano de saúde e odontológico, ambiente de descanso e lazer, folgas extras, possibilidade de home office uma vez por semana, plano de carreira etc.

Desenvolva a liderança

Formar bons líderes é imprescindível para que eles incentivem seus times, apliquem feedbacks e se preocupem com o desenvolvimento de cada membro, já que futuramente espera-se que eles também desempenhem funções de liderança dentro da organização.

Esse tipo de cuidado auxilia muito na atração e retenção de talentos, o que impacta diretamente nos índices de produtividade da empresa. Isso porque quando a rotatividade da equipe é alta, perde-se em produtividade.

Para garantir o desenvolvimento de liderança em seu negócio, invista em capacitações e treinamentos com essa finalidade, onde eles terão a oportunidade de aprender e aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais para um líder de sucesso.

Valorize a qualidade da comunicação

Equipes com problemas de comunicação tendem a ser muito menos produtivas, pois perdem muito tempo com retrabalhos ou na realização de tarefas de forma mais complexa, pela simples falta de informação, por exemplo

Sendo assim, se você deseja aumentar os índices de produtividade de suas equipes, desenvolva uma boa comunicação interna, repasse comunicados importantes e preze pela transparência das informações.

Além disso, procure sempre promover a integração da equipe, inclusive de setores e níveis hierárquicos distintos. Isso ajuda a aumentar a empatia entre os colaboradores e facilita a percepção de que todos estão trabalhando pelo mesmo objetivo, portanto, a união e à colaboração são imprescindíveis

A Circuito Netas trabalha com a realização de treinamentos vivenciais que possibilitam o desenvolvimento da liderança e a união de sua equipe, por meio de uma metodologia prática e inovadora. Tem interesse em aumentar os índices de produtividade da sua equipe de um jeito diferente? Entre em contato conosco e saiba mais!

 

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.