Circuito Netas

Transforme as habilidades das equipes em resultados

Você montou equipes perfeitas, selecionou profissionais com habilidades, competências e experiências relevantes para o seu negócio, mas ainda assim não está conseguindo atingir os resultados esperados?

Primeiro, é importante avaliar se as metas planejadas estão realmente de acordo com a realidade da empresa e do mercado no qual ela está inserida.

Depois de ter certeza de que suas metas estão realistas e alcançáveis, chega o momento de pensar em ações que ajudem a transformar as habilidades de sua equipe em resultados.

Listamos abaixo algumas medidas que podem ajudá-lo a potencializar as habilidades de sua equipe e melhorar seus resultados. Confira!

Descubra o que a sua empresa precisa

Para saber exatamente como as habilidades de seus funcionários podem ser utilizadas estrategicamente por sua empresa, é importante descobrir o que a sua empresa realmente precisa, ou seja, quais são os seus pontos fracos, de melhorias.

A partir disso fica mais fácil identificar quais as habilidades e competências devem ser desenvolvidas em sua equipe e trabalhar em cima disso.

Analise as habilidades de seus colaboradores

Muitas vezes os líderes não têm noção de todo o conhecimento de seus liderados e acabam deixando passar grandes oportunidades de melhorarem o desempenho de sua equipe.

O trabalho em equipe traz a vantagem de poder unir as formações e os conhecimentos de diversos profissionais, e mapear as habilidades de cada um de seus membros é importante para saber o verdadeiro potencial deles.

Converse com sua equipe, descubra seus pontos fortes e fracos, analise suas habilidades, o tipo de função e tarefas que mais combinam com cada membro e use esses dados com estratégia para melhorar o desempenho de sua empresa.

Estimule o desenvolvimento e o uso das habilidades

Nós já ouvimos muito por aí que nós só aprendemos realmente algo quando fazemos. E isso pode ser aplicado às nossas habilidades.

É comum encontrar pessoas que sabem o que devem fazer, detém o conhecimento sobre determinado procedimento, mas se sentem inseguras para fazê-lo, pois nunca tiveram à oportunidade de executá-lo.

Por isso, quando lideramos uma equipe temos que sempre pensar em duas coisas: no desenvolvimento e aperfeiçoamento e na prática das habilidades que nossos membros possuem.

Primeiro, devemos fazer o possível para investir em treinamentos, capacitações e dinâmicas que promovam o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades. E depois, devemos dar a chance de esses membros praticarem o que aprenderam, inclusive a proatividade.

Portanto, delegar tarefas mais complexas – mesmo que com supervisão – e proporcionar um ambiente de trabalho criativo e aberto à novas ideias é essencial para que sua equipe transforme suas habilidades em resultados.

Lembre-se de que o líder deve conduzir seus liderados e facilitar o seu crescimento, e não fazer o trabalho deles. Além de tudo, isso vai fazer com que lhe sobre mais tempo para dedicar à gestão estratégica do negócio.

Avalie os resultados individuais e em equipe

Para ter certeza de que, de fato, as habilidades de sua equipe estão se convertendo em resultados, é necessário avaliar os resultados individuais e também coletivamente.

Desta forma, é possível encontrar quais são as falhas nos processos e elas são decorrentes de algum problema na gestão da equipe, como falta de comunicação, sobrecarga de tarefas etc, ou se algum dos funcionários está tendo dificuldades e afetando o desempenho de todos.

Além disso, por meio da mensuração e avaliação dos resultados, o líder também pode identificar bons comportamentos, que podem servir de exemplo para o restante do time.

Aplique os feedbacks 

O feedback é algo indispensável para o desenvolvimento de um colaborador e, consequentemente, de toda a equipe.

Afinal, quando a pessoa não sabe onde está errando e acertando, não tem parâmetros para melhorar e continua fazendo seu trabalho da mesma forma.

Então, invista um pouco do seu tempo para a aplicação de feedbacks individuais, que visem o crescimento de seus funcionários

Experimente também alguma modalidade de feedback coletivo, como o feedback 360°, onde cada pessoa vai dando o seu parecer sobre o trabalho de todos os outros que estão na roda. É uma prática muito interessante para aumentar a integração da equipe e alinhar a visão de todos sobre o trabalho.

A Circuito Netas pode ajudar a transformar as habilidades de sua equipe em resultados com os treinamentos vivenciais que desenvolvem todo o potencial de seus membros, por meio de experiências práticas. Entre em contato conosco e saiba mais!

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.