Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • Como formar equipes de alta performance

Como formar equipes de alta performance

Formar equipes de alta performance é o objetivo de todo líder que deseja conquistar mais resultados. O fator humano é fundamental para que a empresa apresente números cada vez melhores e, para isso, é preciso saber construir, integrar e gerenciar um time que demonstre características importantes para a obtenção da chamada equipe de alta performance.

Desenvolver times que apresentam máximo desempenho é uma tarefa que exige não só clareza, mas também muita análise. O líder que tem esse desafio pela frente precisa estar atento a alguns pontos importantes para o crescimento do seu time.

Abaixo, listamos algumas dicas fundamentais para a evolução de uma equipe com o propósito de aprimorar os seus resultados. Confira!

Saiba ser liderado

O bom líder é aquele que entende que sua posição nada mais é que uma oportunidade de contribuir para o crescimento profissional e também pessoal de seus colaboradores. Essa compreensão é fundamental para criar uma relação colaborativa e benéfica para ambos os lados.

Saber ser liderado envolve, entre outras coisas, ouvir e confiar nos colegas de trabalho.

Aqui também vale a dica de trabalhar para a formação de novos líderes, assim, é possível impactar o desenvolvimento profissional de um número maior de pessoas a longo prazo.

Crie um ambiente harmonioso

Trabalhar em um espaço em que a convivência é agradável e estimulante é a base para que o time conquiste números cada vez melhores ao final do mês. Para isso, é importante que os colaboradores desenvolvam suas atividades com autonomia e se sintam parte importante da organização.

Além disso, é importante lembrar que a rotina atribulada não é – nem pode ser – motivo para que a empatia e a gentileza sejam esquecidas no decorrer das atividades diárias. Um ambiente harmonioso é, antes de tudo, um local respeitoso.

Observe os talentos

Cada indivíduo possui características que, juntas, são fundamentais para o seu desempenho. Uns são mais analíticos enquanto outros são mais ativos, assim como alguns são tomadores de decisão. O que não dá para negar é que cada um possui um talento que pode ser lapidado e potencializado.

Observar as particularidades de cada profissional também é importante para criar uma equipe de alta performance que tenha sinergia, ou seja, que atue de maneira cooperativa e coesa.

Avalie constantemente

Depois de observar com mais cautela cada talento de sua equipe será mais fácil fazer avaliações. Avaliar não significa necessariamente aplicar uma prova ou um teste para o funcionário, mas sim fornecer um feedback sincero sobre as atividades desempenhadas e o comportamento adotado pelo profissional em relação ao grupo.

As avaliações devem servir como um estímulo para que o colaborador busque cada vez mais a excelência. Por isso, é fundamental que a abordagem seja a mais amigável possível. Lembre-se de que os elogios podem ser públicos, mas as críticas são mais efetivas quando feitas de maneira particular.

Defina metas e prazos

Ao saber qual é o caminho que precisa ser percorrido, sua equipe conseguirá definir as estratégias para cruzar a linha de chegada. Então, é muito importante que todos do grupo estejam informados e de acordo com as metas e prazos estabelecidos.

Para que a motivação não se perca durante a caminhada, é possível dividir a meta em submetas e dessa forma conquistar “micro objetivos” até chegar ao grande objetivo final.

Os prazos também precisam de atenção: devem ser desafiadores, mas também realistas. Como sua equipe poderá potencializar os resultados se eles não são atingíveis?

Compartilhe e proporcione conhecimento

O compartilhamento de conhecimento é uma das principais características de um líder que gerencia uma equipe de alta performance. Dividindo os aprendizados é possível criar processos mais eficazes, encontrar soluções mais inteligentes e atingir os objetivos mais rapidamente.

Outra maneira de agregar conhecimento à equipe é oferecer cursos, palestras, workshops e demais eventos que forneçam atualização ou até mesmo novos aprendizados. Além disso, dinâmicas, treinamentos vivenciais, desafios, dentre outras experiências, acrescentam lições valiosas para a rotina profissional e são muito bem aceitas pelos colaboradores.

Se você deseja desenvolver uma equipe de alta performance, a Circuito Netas oferece treinamentos vivenciais com o objetivo de desenvolver habilidades e evidenciar características fundamentais para o desenvolvimento de seus colaboradores. Quer conhecer nossos treinamentos? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.