Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • Passo a Passo – Como utilizar dinâmicas no treinamento de líderes

Passo a Passo – Como utilizar dinâmicas no treinamento de líderes

 

Grandes líderes não nascem da noite para o dia, são raros os casos em que isso acontece. A grande maioria dos líderes que podemos encontrar nas empresas, passaram e ainda passam por diversas experiências que os ajudaram a desenvolver habilidades e competências importantes para lidar com sua equipe de maneira assertiva.

Saber unir os objetivos e necessidades da empresa com os objetivos e necessidades dos membros de seu time é uma das principais funções de um líder, e os treinamentos são importantes para que eles desenvolvam essa e outras habilidades.

Utilizar dinâmicas de grupo no treinamento de líderes é uma excelente ferramenta para promover a união de sua equipe de líderes e ajudá-los a caminharem juntos e sinergicamente rumo aos objetivos e metas da organização.

Se você deseja potencializar os resultados dos líderes de sua companhia, veja abaixo o passo a passo de como implementar dinâmicas no treinamento de seus líderes!

Conheça os seus líderes

O primeiro passo para utilizar as dinâmicas no treinamento de líderes de forma eficiente, é conhecendo cada um de seus líderes e o perfil deles. Tem empresas que contam com lideranças muito mais objetivas e, nesses casos, uma dinâmica muito lúdica pode não surtir o efeito esperado.

Ao mesmo tempo existem líderes que valorizam mais a parte inspiracional. Então, as mesmas dinâmicas que servem para uns, não servem tanto assim para outros e conhecer o perfil do seu time de líderes torna-se essencial para acertar no tom da dinâmica.

Identifique as falhas

O principal objetivo de um treinamento é ensinar novas habilidades ou melhorar as que não estão indo tão bem assim, e para saber no que focar, é preciso fazer um diagnóstico da situação atual de suas lideranças.

Para isso, converse com todos os colaboradores, faça pesquisas de satisfação, analise as reclamações dos clientes, as falhas no processo e os problemas de cada equipe.

Converse também com os próprios líderes, para saber o que eles pensam uns dos outros e como anda o relacionamento, integração e cooperação entre eles. Todas essas informações serão importantes para que você siga o próximo passo, de planejamento do treinamento e das dinâmicas.

Faça um planejamento

Agora que você já sabe quais são os pontos de melhoria dos líderes de sua organização, escolha os principais para focar na realização das dinâmicas de liderança.

Isso, porque é fundamental ter um objetivo sobre o que realmente o treinamento aplicado deseja promover melhorias, para que assim, o resultado do treinamento e da dinâmica possam ser mensurados depois.

Então, planeje os objetivos do treinamento e tenha-os alinhados com os objetivos da empresa. Além disso, planeje também como os resultados serão mensurados e em quanto tempo.

Escolha a dinâmica

A dinâmica deve ser escolhida com base no que sua equipe de líderes mais necessita no momento. Se eles precisam ser mais unidos, entender a importância do trabalho em equipe, respeitar os fluxos de trabalho, ter mais empatia com os membros de suas equipes etc.

Existem inúmeras ideias de dinâmicas extremamente interessantes e relevantes para cada uma das necessidades que uma companhia pode ter. Pesquise bastante e, de preferência, contrate profissionais especializados e colha os frutos desta ação.

Leve a dinâmica para a realidade

Um erro muito comum é quando o profissional que aplica a dinâmica de líderes desenha um cenário completamente diferente da realidade da que é vivida pelos trabalhadores que estão recebendo o treinamento.

Quando isso acontece, por mais que a dinâmica tenha um conteúdo fantástico, os profissionais podem não assimilar o aprendizado tão bem quanto seria se a dinâmica tivesse tratado de temas e situações recorrentes de seu dia a dia.

Deste modo, sempre adapte os cenários e situações da dinâmica de líderes do seu treinamento para a realidade de seus colaboradores, assim, eles irão se identificar durante todo o exercício, além de poderem propor novas ideias e soluções para problemas frequentes.

Escolher a dinâmica certa para o seu treinamento de líderes pode fazer toda a diferença na satisfação de seus funcionários e nos resultados de sua empresa. Invista nesta estratégia!

O treinamento vivencial aplicado pela Circuito Netas também conta com diversas dinâmicas de liderança para desenvolver as habilidades de seus líderes, alinhado com os objetivos da sua organização. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.