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Como identificar as lideranças nas organizações

A decisão de contratar líderes de fora ou escolher um colaborador de dentro da empresa para subir a uma posição de liderança se mostra muito difícil em diversos casos, pois nem sempre os gestores conseguem identificar as lideranças na organização com facilidade.

Essa decisão é ainda mais difícil quando a empresa não tem a cultura de desenvolver a liderança em seus funcionários, deixando muitos talentos e potenciais líderes passarem despercebidos.

Diante deste cenário, estar atento às habilidades de liderança que seus colaboradores possuem, pode ajudá-lo a identificar líderes em sua equipe e, assim, diminuir os custos com processos seletivos externos e motivar ainda mais seus funcionários, que poderão contar com um plano de carreira e possibilidades de crescimento dentro da organização.

Quer saber como identificar líderes em sua empresa e construir times cada vez mais fortes? Veja abaixo as principais características que você deve observar em seus funcionários!

Sabe receber feedbacks

Uma pessoa que não sabe escutar as outras e que não está aberta à críticas e sugestões de melhoria, dificilmente desempenha um bom papel de líder em uma organização.

Portanto, preste atenção a quem sabe receber feedbacks e levar em consideração a opinião de todos os envolvidos nos processos da empresa.

Tem o respeito e a confiança de seus colegas

Observar quais de seus colaboradores têm o respeito e a confiança de seus colegas também ajuda a encontrar possíveis líderes em sua empresa. Preste atenção a quem os membros de sua equipe recorrem quando seus gestores imediatos estão ocupados ou não estão.

Em quem eles confiam para tirar as dúvidas, reportar problemas ou pedir ajuda? Essa pessoa provavelmente sabe escutá-los e orientá-los, além de ter muito conhecimento para transmitir.

Apresenta uma boa conduta

Dar o exemplo é o dever de todo líder e quando já conhecemos o profissional fica muito mais fácil ter a certeza de que se trata de um candidato que apresenta uma boa conduta.

Converse com os antigos e atuais gestores do funcionário, com seus colegas de setor e avalie como ele é visto por todos dentro da empresa.

Ele chega sempre no horário, cumpre suas tarefas com excelência, respeita os demais independente do seu nível hierárquico, segue as regras e normas da empresa e está alinhado com a cultura organizacional? Mais um ponto para ele!

É motivado e motiva os outros membros

Sabe aquele tipo de pessoa que faz seu trabalho com entusiasmo e bom humor e contagia todos que estão à sua volta?

Essa pessoa tem uma característica muito importante para um futuro líder, pois pode conseguir influenciar sua equipe positivamente na melhoria do clima organizacional e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados.

Porém, essa característica por si só não indica o potencial de liderança de um funcionário. Então, fique atento às demais habilidades apresentadas por ele.

Consegue delegar tarefas

A habilidade de delegar tarefas também é fundamental para um bom líder, que tem o dever de orientar seus liderados e proporcionar o desenvolvimento deles.

Pessoas que abraçam tudo para si e nunca pedem ajuda têm a probabilidade de, como líder, impedir o crescimento de sua equipe e a criação de novas ideias e soluções. Fique atento a esse ponto no comportamento de seus funcionários.

Se compromete com os resultados

Existem funcionários que têm bastante conhecimento do setor, são super queridos e respeitados pelo restante da equipe, mas para ser promovido a um cargo de liderança, eles também precisam mostrar seu comprometimento com os resultados e metas da organização.

Demonstra inteligência emocional

Um profissional que demonstra inteligência emocional, reagindo bem em situações de pressão e quando deve tomar atitudes rápidas, está um passo à frente para alcançar um cargo de liderança.

Além disso, se mostrar adaptável e flexível à situações diversas dentro da empresa, também mostra que o colaborador pode desempenhar bem o papel de líder, visto que ele terá que lidar com pessoas e situações completamente diferentes todos os dias.

Se comunica bem

A comunicação clara e sem rodeios também está presente em pessoas que tendem a ser bons líderes. É muito difícil alguém que não saiba falar bem em público ou expressar suas ideias com clareza liderar um time. Portanto, analise também o seu poder de comunicação.

Gostou destas dicas para identificar líderes em sua organização e agora quer saber como você pode acelerar o desenvolvimento deles? Conheça os treinamentos vivenciais oferecidos pela Circuito Netas!

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