Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • O novo modo para influenciar pessoas e obter resultados eficazes

O novo modo para influenciar pessoas e obter resultados eficazes

A habilidade de influenciar pessoas é muito buscada no meio corporativo, pois é uma característica importante de liderança e que pode ajudar a empresa a conquistar grandes resultados.

Entretanto, a busca por um novo modo para influenciar pessoas deve ser precedida por um cuidado real e genuíno com todos os processos da organização, que devem estar alinhados e funcionando corretamente, antes do gestor pensar em formas de influenciar seus membros.

Isso porque muitas vezes as empresas sofrem com uma série de pequenos problemas internos que quando não resolvidos e “maquiados” por metodologias inovadoras, continuam dando prejuízos à organização, que não aproveita todo o potencial de sua equipe, deixando de atingir os resultados esperados.

Deste modo, ressaltamos a importância de “arrumar a casa” antes de pensar em dar novos passos. Assim, seu time terá a base e a estrutura necessárias para caminhar com a sua orientação, mas com a sua devida independência.

Neste artigo, vamos falar sobre como desenvolver sua equipe de dentro para fora, qual a diferença entre influência e manipulação e como você pode influenciar seu time positivamente para que eles obtenham resultados eficazes. Confira!

Como resolver os problemas básicos da minha equipe?

Como já falamos anteriormente, de nada adianta querer influenciar seus colaboradores se eles não estiverem satisfeitos com suas funções, com o ambiente de trabalho, com os processos da empresa etc.

Por isso, é importante sempre levar em consideração o que a sua equipe te fala, afinal são eles que lidam com os processos internos e, assim, estão mais aptos e têm mais propriedade para identificar falhas ou dar sugestões que podem melhorar a rotina de todos.

Para ajudá-lo a resolver os possíveis conflitos internos de sua empresa e deixar seu time alinhado para conquistar mais resultados, vamos dar duas dicas simples:

Dialogue sobre a realidade da companhia e/ou do setor

Manter seus funcionários atualizados sobre o que acontece tanto no mercado, quanto na companhia e em todos os seus setores é fundamental para que eles entendam a sua real importância dentro da organização.

Além disso, quando os colaboradores conhecem as necessidades da companhia, se engajam mais com o seu crescimento e assim se motivam mais para entregar resultados cada vez melhores.

Potencialize os seus times internos

Potencializar as habilidades dos membros de seus times é essencial e isso pode ser feito por meio de um conjunto de ações como: feedbacks frequentes, capacitações e treinamentos, comunicação interna bem planejada, dentre outras ações.

Sempre vise o crescimento individual de cada colaborador, para que desta forma, todos consigam crescer junto com a companhia.

Qual a diferença entre influenciar e manipular?

Antes de mais nada, é preciso entender que influenciar é diferente de manipular. Quando influenciamos alguém, estamos indicando determinado caminho que vai ser proveitoso tanto para nós quanto para a outra pessoa e ela escolhe se seguir ou não.

Quando manipulamos alguém, coagimos a pessoa por meio de ameaças ou cenários assustadores a tomar uma atitude, visando apenas o nosso próprio benefício e isso é tudo o que um gestor não deve fazer.

Sendo assim, tenha sempre em mente que seu papel como líder deve ser o de direcionar e influenciar, e jamais o de manipular seus liderados.

Como eu posso influenciar o meu time e fazê-lo conquistar resultados mais eficazes?

Para influenciar alguém, você precisa mostrar credibilidade à essa pessoa, que passa a tê-lo como uma referência e aí sim, poderá ser influenciado por seus pensamentos e orientações.

Sendo assim, existem algumas atitudes importantes que dão ao líder o grande poder de influenciar seus liderados. Abaixo listamos as principais!

  • Acreditar no talento e competência de seus liderados;
  • Dar o exemplo dentro e fora da organização;
  • Demonstrar humildade e saber se colocar no lugar do outro;
  • Cumprir suas promessas;
  • Auxiliar no desenvolvimento profissional de cada membro;
  • Pensar muito bem antes de falar;
  • Ser coerente entre o que pede e o que faz;
  • Conhecer muito bem cada pessoa da sua equipe;
  • Comunicar-se de forma clara e transparente.

A Circuito Netas trabalha com a aplicação de treinamentos vivenciais customizados, e que se adequam às necessidades de sua empresa, para desenvolver colaboradores e líderes que realmente se sintam parte de um time de sucesso. Quer saber mais sobre a nossa metodologia? Entre em contato conosco!

Trackback de seu site.

Circuito Netas

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 7 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.