Circuito Netas
  • Home
  • Blog
  • Como qualificar equipes para alta produtividade

Como qualificar equipes para alta produtividade

Como qualificar equipes para alta produtividade

Quer aumentar a produtividade de suas equipes? Veja alguns pontos que você deve considerar em sua estratégia!

No mundo em que vivemos, com o excesso de informações vindo de todos os lados, sabemos a importância que o tempo tem em nossas vidas, e aquela velha frase que diz que “tempo é dinheiro” passa a ter ainda mais significado.

No ambiente corporativo isso é muito nítido, principalmente para o setor de RH, que está sempre em busca de estratégias e ações para aumentar a produtividade das equipes. Afinal, a alta produtividade resulta em um maior aproveitamento do tempo.

Tendo em vista que o setor de RH cuida de pessoas, devemos trazer esse pensamento à essa realidade, sabendo que a alta produtividade também impacta positivamente na vida dos colaboradores, que se sentem mais satisfeitos com seu trabalho e em busca de crescimento constante.

Se você é gestor de uma ou mais equipes ou trabalha no setor de RH de uma empresa, confira abaixo as dicas que listamos para qualificar equipes para alta produtividade e criar um ambiente de desenvolvimento contínuo em sua organização!

Desenvolva a liderança

O ponto de partida para uma equipe de alta produtividade é o seu líder. Uma boa liderança tem muita influência no desempenho de uma equipe, já que o líder é o responsável pela distribuição das tarefas, acompanhamento dos resultados, engajamento do time, dentre outros itens.

Por isso, é preciso investir no desenvolvimento da liderança em sua empresa. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, cursos, feedbacks, avaliações de desempenho, dinâmicas etc.

Construa uma identidade para o time

Equipes de alta performance demonstram união e entendem que são um grupo de profissionais trabalhando pelos mesmos objetivos.

Portanto, é muito importante deixar bem claro para sua equipe quais são os seus objetivos, além de aproveitar esse momento para construir uma identidade para o time, promovendo a união e a cooperação e reforçando a cultura organizacional.

Mostre aos seus membros a missão, visão e valores de sua empresa e construa junto com eles a identidade da equipe e como eles pretendem alcançar os objetivos da empresa.

Monte um fluxo de trabalho

Pode até ser que sua equipe já tenha um fluxo de trabalho natural, mas colocá-lo no papel e tentar otimizá-lo junto com seu time, pode trazer muitos ganhos quando o assunto é produtividade.

Avalie as tarefas de todos os membros, verifique as etapas realizadas atualmente e, inclusive, veja o que pode ser automatizado com o uso de ferramentas digitais.

Ter um fluxo de trabalho bem definido e de fácil acesso a todos, facilita o trabalho em equipe, além de evitar falhas de comunicação, erros e retrabalho.

Dê autonomia aos seus membros

Dar autonomia aos membros de sua equipe é um passo importante para aumentar sua produtividade, visto que assim eles poderão solucionar situações de forma mais eficaz e com menos etapas.

Como líder, esteja sempre disposto a ajudar quando necessário, mas dê espaço e abertura para que os membros de seu time também possam resolver as coisas sozinhos.

Evite reuniões improdutivas

As reuniões no meio do período de trabalho costumam atrapalhar a produtividade dos colaboradores, pois além de ocupar seu tempo, quando eles voltam ao posto de trabalho, ainda levam um tempo para voltar a produzir.

Claro que muitas reuniões são necessárias, mas para evitar que elas sejam improdutivas, procure ser objetivo em sua condução e estipular um tempo limite para ela.

Outra dica para evitar reuniões improdutivas é utilizar a intranet e as ferramentas de comunicação interna, para comunicados gerais.

Acompanhe os indicadores de produtividade

Para saber se sua equipe está no caminho certo da alta produtividade, analise e acompanhe com frequência os indicadores de produtividade que mais se encaixem ao setor de sua companhia.

Porém, além de analisar os resultados, use-os estrategicamente, dando feedbacks para seus membros quando necessário (tanto positivos quanto negativos) e criando ações de melhoria.

Ofereça treinamentos e capacitações

Treinamentos e capacitações são investimentos indispensáveis para qualificar equipes para alta produtividade. O mercado está em constante evolução, independe do segmento, e seus funcionários precisam acompanhar essas mudanças, para que possam oferecer o melhor aos seus clientes.

Descubra quais são as competências e habilidades técnicas e comportamentais que precisam ser desenvolvidas em sua equipe e busque treinamentos que desenvolvam essas lacunas.

O Netas Treinamento e Desenvolvimento oferece treinamentos vivenciais com foco no desenvolvimento de liderança e de equipes, ampliando os conhecimentos e as habilidades de seus colaboradores de forma prática e facilitando a assimilação do conteúdo com a rotina de trabalho de sua organização.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a qualificar equipes para alta produtividade!

 

Trackback de seu site.

NETAS (adimnistração)

NETAS é acrônimo de Natureza, Educação, Trabalho, Amor e Saúde. Nossa metodologia abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo. - Atividades In Company, Outdoor e Eventos - Projeto personalizado para a sua empresa - 9 anos em treinamento e desenvolvimento de competências para líderes e equipes - Portfólio de soluções criativas na área de Recursos Humanos, Treinamentos e Eventos - Top 5 no TOP of Mind 2017

Deixe um comentário

Você deve estarlogado para publicar um comentário.