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Como aumentar os índices de produtividade da equipe.

Aumentar os índices de produtividade é um desafio para líderes de grandes equipes. Confira algumas dicas para aumentar a performance de seus colaboradores!

Aumentar os índices de produtividade das equipes corporativas é um grande desafio diante de um mercado cada vez mais competitivo. Porém, com uma boa análise e a aplicação de ações estratégicas, é possível fazer uma equipe melhorar a sua performance e conquistar os resultados desejados.

É importante lembrar que aumentar a produtividade não está ligado apenas ao aumento da produção de uma empresa, mas sim da melhora do desempenho em todas as atividades e setores.

Os índices de produtividade devem ser mensurados com frequência, para que assim, os gestores identifiquem os pontos de melhoria e os pontos de sucesso e possam atuar sobre eles.

Abaixo listamos dicas importantes para melhorar alguns processos dentro das empresas e, consequentemente, aumentar a produtividade das equipes. Confira!

Defina os indicadores de produtividade

Para conquistar um aumento na produtivo e ter consciência disso, primeiro é preciso definir quais serão os indicadores de produtividade analisados frequentemente em sua empresa.

Existem uma série de indicadores de produtividade importantes, alguns exemplos são:

  • Custo por cliente;
  • Receita por funcionário;
  • Custo por produto produzido;
  • Taxa de conversão de vendas;
  • Dentre outros.

Entretanto, deve-se identificar quais são os mais relevantes em seu nicho de atuação e para os objetivos da sua organização.

Tenha metas e objetivos

Estabelecer metas e objetivos individuais e coletivas é fundamental para obter uma boa produtividade de sua equipe. Por isso, avalie o cenário atual, defina exatamente onde querem chegar e deixe isso muito claro para todos.

Trabalhar com metas realistas, ainda que desafiadoras, também exerce um grande poder sobre os índices de produtividade. Afinal, uma das coisas mais desestimulantes que existe para uma equipe é nunca conseguir alcançar as metas propostas.

Reveja os processos e o fluxo de trabalho

Será que os processos da sua empresa estão bem organizados e as funções de cada colaborador bem distribuídas?

De tempos em tempos é interessante rever os processos e o fluxo de trabalho da organização, a fim de encontrar gargalos, tarefas que podem ser otimizadas, diminuir custos desnecessários e evitar o tão temido retrabalho — que mata a produtividade!

Aproveite para deixar claro quem é o responsável por cada tipo de tarefa e a importância de cada membro no fluxo de trabalho e resultado final de um projeto.

Estimule a motivação de suas equipes

Oferecer um ambiente de trabalho agradável e saudável é uma obrigação das companhias. E tendo em vista que a motivação é um dos fatores de maior influência na produtividade, estimulá-la se torna uma excelente estratégia.

Você pode fazer isso por meio de ações como oferecer bônus e premiações, benefícios como plano de saúde e odontológico, ambiente de descanso e lazer, folgas extras, possibilidade de home office uma vez por semana, plano de carreira etc.

Desenvolva a liderança

Formar bons líderes é imprescindível para que eles incentivem seus times, apliquem feedbacks e se preocupem com o desenvolvimento de cada membro, já que futuramente espera-se que eles também desempenhem funções de liderança dentro da organização.

Esse tipo de cuidado auxilia muito na atração e retenção de talentos, o que impacta diretamente nos índices de produtividade da empresa. Isso porque quando a rotatividade da equipe é alta, perde-se em produtividade.

Para garantir o desenvolvimento de liderança em seu negócio, invista em capacitações e treinamentos com essa finalidade, onde eles terão a oportunidade de aprender e aperfeiçoar habilidades e competências fundamentais para um líder de sucesso.

Valorize a qualidade da comunicação

Equipes com problemas de comunicação tendem a ser muito menos produtivas, pois perdem muito tempo com retrabalhos ou na realização de tarefas de forma mais complexa, pela simples falta de informação, por exemplo

Sendo assim, se você deseja aumentar os índices de produtividade de suas equipes, desenvolva uma boa comunicação interna, repasse comunicados importantes e preze pela transparência das informações.

Além disso, procure sempre promover a integração da equipe, inclusive de setores e níveis hierárquicos distintos. Isso ajuda a aumentar a empatia entre os colaboradores e facilita a percepção de que todos estão trabalhando pelo mesmo objetivo, portanto, a união e à colaboração são imprescindíveis

A Circuito Netas trabalha com a realização de treinamentos vivenciais que possibilitam o desenvolvimento da liderança e a união de sua equipe, por meio de uma metodologia prática e inovadora. Tem interesse em aumentar os índices de produtividade da sua equipe de um jeito diferente? Entre em contato conosco e saiba mais!

 

8 atitudes das equipes que atingem metas

 

Bater metas é o que toda equipe deseja, principalmente as que trabalham diretamente com vendas. Entretanto, alguns hábitos e atitudes são bastante importante para ajudá-las a alcançar o êxito, e algumas vezes eles passam batido quando o time encontra-se em uma busca incessante por mais resultados

Se você é líder ou membro de uma equipe e não quer mais perder grandes oportunidades de vendas, confira abaixo uma lista de atitudes das equipes que atingem metas. Confira e coloque-as em prática!

1. Conhecem seus clientes

Saber como lidar com seus clientes da melhor maneira é uma habilidade que nem todas as empresas apresentam e essa é uma grande oportunidade de se diferenciar da concorrência.

Oferecer uma atendimento e uma venda consultiva, conhecendo a fundo o seu cliente, seus gostos e preferências e ofertar produtos e serviços de acordo com o perfil de cada um, é uma atitude que ajuda muitas equipes a venderem mais e baterem suas metas.

2. Trabalham com metas realistas e bem planejadas

Equipes de sucesso normalmente trabalham com metas que foram planejadas com antecedência. O ideal é sempre planejar as metas do ano todo, com base em análises do cenário atual do mercado e do desempenho dos meses e anos anteriores e ir fazendo modificações, se necessário.

Algo importante é que as metas sejam construídas junto com a equipe, para que sejam desafiadoras, porém realistas e, assim, não tenham o efeito contrário, gerando desmotivação.

Além disso, estruturar um processo de vendas, com o passo a passo necessário para a concretização de uma venda, que inclua desde a prospecção, até o pós-venda, também é fundamental para uma equipe atingir mais resultados.

3. São integrados e unidos

Times integrados e unidos tendem a ter uma melhor performance, pois trabalham mais motivados, têm mais empatia com os demais colegas e a boa comunicação faz toda a diferença.

Equipes que apresentam desavenças e profissionais que escondem dados dos outros, adotando uma postura de competidor rival, desperdiçam grandes chances de crescimento. É fundamental que todos os membros entendam que eles trabalham pelo mesmo objetivo!

4. Complementam suas habilidades

Este ponto é um reflexo do anterior e reforça o quanto a união é importante para o alcance das metas de uma equipe.

Sempre que reunimos mais de um profissional, eles terão algumas habilidades distintas, e complementá-las em prol do atingimento das metas de toda a equipe é uma estratégia bastante inteligente, que diferencia esses times.

5. São recompensados pelas metas batidas

Comissões, bônus e premiações são essenciais para manter a motivação de uma equipe e os grupos que batem constantemente suas metas costumam ser recompensados por isso.

Isso se deve ao fato de eles usarem também suas metas pessoais como motivação, pois querem poder contar com aquele dinheiro “extra” para suas próprias realizações.

6. Comemoram as pequenas vitórias

Equipes que atingem metas também usam de uma tática muito eficiente e que evita os picos de desmotivação ao decorrer do mês: subdividir a meta em pequenas conquistas.

Ou seja, se a meta mensal é vender 40 assinaturas de um serviço, ela pode ser dividida por semana ou até mesmo por dia, o que faz com que cada pequena vitória seja comemorada e os profissionais continuem rumo ao objetivo final.

7. Estão em constante treinamento

O mercado muda rapidamente e o comportamento do consumidor também, principalmente nos dias de hoje em que estamos vivendo em meio a tanta tecnologia e informação.

Por isso, equipes que apresentam grandes resultados estão em constante treinamento, seja sobre os produtos e serviços que oferecem, atendimento ao cliente, técnicas de vendas e negociação, desenvolvimento de liderança e tudo o que possa ajudá-las a aumentarem sua performance.

8. Avaliam o seu desempenho

Times que atingem suas metas sabem que não são perfeitos e que sempre podem melhorar.

Sendo assim, avaliam o seu desempenho com frequência, a fim de encontrar possíveis falhas e pontos de melhoria que possam ser corrigidos no mês seguinte, além de compartilharem dicas e experiências entre eles.

A Circuito Netas trabalha com treinamentos vivenciais que buscam desenvolver diversas habilidades fundamentais para equipes que trabalham com metas, por meio de experiências práticas, que trazem os colaboradores para mais perto da sua organização. Entre em contato conosco e saiba mais!

Comportamentos, Habilidades e Atitudes Essenciais para o Sucesso dos Líderes

 

Uma das competências mais buscada pelas empresas hoje em dia é a liderança, que muitas vezes já é inerente ao profissional, mas que também pode ser desenvolvida ao longo da carreira.

Por meio de muita leitura, treinamentos, cursos e, é claro, prática, todo profissional pode desenvolver sua liderança e assim, atuar no desenvolvimento de uma equipe.

Entretanto, para ser um líder de sucesso, alguns comportamentos, habilidades e atitudes são essenciais e extremamente valorizadas no mercado de trabalho. Confira abaixo as principais!

1- Valorizar o trabalho de cada colaborador

Valorizar o trabalho de um colaborador vai muito além de elogiar uma tarefa bem feita ou exaltá-lo em público por isso.

Um líder de sucesso sabe quais são as competências, habilidades, fraquezas, necessidades e objetivos individuais de seus colaboradores e faz com que eles trabalhem isso e se desenvolvam cada vez mais.

É claro que o reconhecimento também é fundamental, mas somente isso não é o suficiente para que o funcionário se sinta valorizado e motivado.

O líder também deve sempre estimular um ambiente criativo, permitindo que sua equipe exponha suas opiniões e tenham ideias inovadoras. Para isso, é muito importante investir em treinamentos, cursos, palestras e debates, que vão abrir os horizontes de seus colaboradores e deixá-los mais preparados para traçar e executar estratégias de sucesso.

2- Dar feedbacks com frequência

Sem feedbacks e orientações, fica muito difícil para o colaborador saber onde está errando. Por isso, um bom líder deve sempre estar atento aos erros e acertos de seus funcionários e dizê-los por meio de feedbacks sinceros.

Lembre-se que um feedback não é somente para apontar erros, mas sim comentar os pontos positivos positivos e os pontos de melhoria do trabalho do colaborador e orientá-lo para a solução. Isso desenvolve o autoconhecimento tanto no líder, quanto no liderado e ambas as partes só têm a ganhar.

3- Ter empatia

Se colocar no lugar do outro é uma prática importante para todas as relações, e no ambiente profissional não é diferente. Todos nós temos uma trajetória pessoal e profissional distinta, o que muitas vezes dificulta o nosso entendimento de outro ponto de vista.

Não é sempre que o líder já ocupou os mesmos cargos que seus liderados, antes de chegar à sua posição atual, por exemplo. Isso pode atrapalhar o entendimento das dificuldades específicas de uma função, e nesse momento a empatia é essencial.

Se colocar no lugar de quem está desempenhando outro papel, e buscar alternativas para auxiliá-lo, é um grande diferencial no mercado.

4- Saber delegar tarefas

Grandes líderes devem saber delegar tarefas e não centralizar as informações. Os colaboradores devem estar cientes de tudo que acontece na empresa para que possam tomar as decisões corretas, levando todos os cenários em consideração.

O líder deve saber delegar as tarefas por igual entre os colaboradores, pois se eles fazem parte da equipe, estão capacitados para desempenhar a função. Além do mais, o desenvolvimento e aprendizado vem com a prática, e os desafios estão aí para isso.

É claro que o líder deve sempre acompanhar o andamento das tarefas delegadas e se colocar à disposição para ajudar no que for necessário, mas ele não deve tomá-las para si, como se fosse a única pessoa na empresa capaz de executá-las.

5- Ser humilde e assumir seus erros

Ninguém é perfeito, mas saber reconhecer os próprios erros é sinônimo de caráter. Se você não conseguiu atender as expectativas de alguém, cometeu um erro em algum projeto ou em qualquer outra situação, assuma-o.

Assuma seus erros, mas não perca tempo. Quando se trabalha com pessoas e estratégias, nem sempre as coisas saem como o planejado, e nesse momento, encontrar a solução ideal para corrigir a falha deve ser a prioridade.

6- Transmitir confiança e liderar pelo exemplo

Um bom líder deve ter entusiasmo pelo que faz e acreditar no propósito e nos objetivos da empresa. Ser ético, imparcial e estar sempre disponível para os seus colaboradores são atitudes que transmitem confiança e essa é a melhor forma de garantir que eles tenham a mesma postura.

Vista a camisa da sua empresa, não tenha medo de colocar a mão na massa quando for preciso e leve seu time com você!

Se você está em busca do desenvolvimento de liderança, a Circuito Netas trabalha com a realização de treinamentos vivenciais que aprimoram essas e outras características importantes para ser um líder de alta performance. Entre em contato conosco e saiba mais!

Como receber e dar feedbacks

Receber e dar feedbacks é algo muito importante no ambiente corporativo, visto que é uma ferramenta incrível para o desenvolvimento de líderes e liderados, que a partir dos feedbacks recebidos aumentam o seu autoconhecimento e, assim, melhoram constantemente seu desempenho no trabalho.

No entanto, muitos profissionais ainda encaram o feedback como uma crítica, e esse pensamento atrapalha bastante tanto a aplicação quanto o recebimento de um feedback, por ser visto sempre como algo negativo.

Mudar essa visão e entender que o feedback deve fazer sim parte da cultura da empresa, e que sem ele é impossível os colaboradores saberem onde estão errando e acertando, é o primeiro passo para receber e dar feedbacks que realmente vão fazer a diferença no desenvolvimento de sua equipe e nos resultados da organização.

Se você já entendeu a importância do feedback para o desenvolvimento de sua equipe e organização e quer saber como dar e receber feedbacks valiosos, veja as dicas que separamos abaixo!

Aprenda a ouvir sem rebater

O feedback pode ser uma via de mão dupla, sendo uma ferramenta utilizada tanto para o gestor desenvolver sua equipe quanto para sua equipe alertá-lo sobre seus pontos de melhoria.

Portanto, aprender a ouvir, de fato, o que seus colaboradores têm a dizer sobre o seu trabalho, sem levar isso como uma crítica, mas sim uma chance de alcançar ainda mais resultados, é fundamental para o líder.

Além disso, não rebater o feedback na hora também é uma boa prática, pois justificar tudo pode ser um sinal de que você não está tomando o feedback como algo positivo, o que pode inibir seus liderados em uma próxima oportunidade.

Dê uma sugestão de melhoria

De nada adianta falar, reclamar de alguma ação do colaborador e não dar uma sugestão prática para a resolução da situação. Isso porque muitas vezes o erro que o funcionário está cometendo é por pura falta de conhecimento ou informação sobre os processos e expectativas da empresa.

Então, sempre que for aplicar um feedback, já tenha em mente pelo menos uma sugestão de como aquele colaborador pode melhorar no aspecto abordado e crie, juntamente com ele, um plano de ação com metas e prazos, que serão acompanhados por você.

Exercite a empatia

Saber se colocar no lugar do outro também é essencial para dar ou receber um feedback realmente construtivo. Quando tentamos enxergar a situação com os olhos de outra pessoa, fica mais fácil entender o porquê de ela estar tendo determinada conduta e quais seriam as motivações a serem exploradas ao sugerir melhorias.

O mesmo vale quando é você que está recebendo um feedback. Tentar entender o que está sendo dito, imaginando como seria se você estivesse na posição oposta, vai ajudá-lo a extrair o melhor desta conversa.

Crie um ambiente de confiança

Os membros de sua equipe precisam confiar em você e ter a certeza de que serão ouvidos e levado a sério quando quiserem dar um feedback a você ou a outro colega.

A honestidade e transparência também contam muito neste quesito, e ao mesmo passo que você cobra a transparência de seus membros, também deve oferecer isso a eles.

Sendo assim, é imprescindível a criação de um ambiente de confiança, onde a opinião de todos seja respeitada e cada um tenha a liberdade de expor suas ideias e pontos de vista. Manter um canal de comunicação aberto pode ser muito produtivo para todas as áreas da companhia!

Aplique o feedback individualmente

Normalmente, as pessoas ficam desconfortáveis ao terem seus pontos de melhoria expostos na frente de seus colegas. Deste modo, para evitar constrangimentos o feedback deve ser aplicado individualmente para cada membro.

Aproveite este momento para também ouvir o colaborador e perguntar se ele tem algo a dizer sobre o trabalho, a equipe ou até mesmo a liderança. E sempre considere realmente suas sugestões.

Aborde também os pontos positivos

Engana-se quem pensa que dar um feedback é abordar apenas os erros e falhas do funcionário.

Saber reconhecer seus talentos e fazer questão de elogiar e dizer a eles o que estão fazendo de correto, estimula os colaboradores a buscarem sempre o melhor. Invista nisso!

Se você gostou deste artigo e tem interesse em conhecer novas ferramentas para o desenvolvimento de equipes, a Circuito Netas trabalha com a realização de treinamentos vivenciais, feitos para ajudar no desenvolvimento das habilidades de seus colaboradores.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Como o treinamento vivencial pode transformar o conhecimento em ação

O conhecimento pode ser adquirido de várias formas, porém, sabemos que a vivência faz toda a diferença na fixação de um conteúdo ou até mesmo o desenvolvimento de uma habilidade.

Por esse motivo, o treinamento vivencial se destaca quando comparado a outros modelos de treinamentos corporativos, promovendo uma verdadeira transformação na forma de agir de seus participantes.

Quer saber como o treinamento vivencial pode transformar o conhecimento em ação? Continue lendo este artigo!

O que é o treinamento vivencial?

O treinamento vivencial é uma capacitação que busca transmitir determinado conteúdo e desenvolver habilidades e competências por meio de atividades experienciais.

A realização de jogos corporativos e dinâmicas de grupos para a resolução de cases é um dos pontos chave de um treinamento vivencial, que coloca o participante em contato com situações conflitantes e que precisam ser resolvidas com urgência e em equipe.

Atividades de reflexão e que estimulam o autoconhecimento também são muito aplicadas neste tipo de treinamento, fortalecendo a autoconfiança e mostrando o que o colaborador é capaz de entregar para a sua empresa.

Como o treinamento vivencial pode transformar o conhecimento em ação?

Em um mercado altamente competitivo, trabalhar com o desenvolvimento de equipes e cuidar da atração e retenção de talentos é um diferencial enorme para grandes empresas que desejam se destacar.

Diversas crises organizacionais poderiam ser facilmente evitadas com a construção de times unidos e a melhora da comunicação entre eles.

Abaixo, listamos alguns dos resultados de um treinamento vivencial bem executado, e que levam os colaboradores de uma empresa à tão esperada ação. Confira!

Aprendizado acelerado

Como em um treinamento vivencial as emoções são facilmente despertadas, o aprendizado é mais rápido do que em uma sala de aula, onde os conceitos são transmitidos por teoria.

Ao se apresentar por meio de emoções, o conceito é retido mais facilmente pela pessoa, que passa a associar determinada ação com sua vivência e, assim, acessar esse conhecimento toda vez que tiver que lidar com uma situação parecida.

Identificação das responsabilidades

Um trabalho em equipe bem feito deve ter todas as responsabilidades e etapas delegadas claramente para todo o time.

Esse é, inclusive, um dos erros mais comuns na gestão de um time e que gera muitos conflitos nas organizações.

Quando os membros não sabem exatamente sobre quais tarefas eles são responsáveis e o que eles devem esperar de seus colegas, executar o trabalho com excelência é quase impossível.

Além disso, quando um colaborador passa por algum tipo de treinamento, ele se sente mais valorizado em seu trabalho, pois percebe que a empresa realmente está investindo em sua capacitação e, portanto, tem interesse em fazê-lo crescer dentro dela.

Integração da equipe

O fortalecimento do trabalho em equipe traz benefícios imensuráveis para o dia a dia da organização, que ganha na agilidade dos processos, melhora do clima organizacional, motivação e até mesmo em inovação e criatividade, visto que quando integradas, as pessoas estão mais dispostas a discutirem novas ideias e soluções.

Durante um treinamento vivencial os pontos fracos e fortes de cada um e da equipe como um todo são explorados, fazendo com que eles conheçam suas limitações e trabalhem em cima delas.

Além disso, em uma experiência vivencial, os participantes transmitem seus pontos de vista uns para os outros e criam um pensamento crítico para melhorar a empresa e seus processos, entendendo que cada um tem um papel fundamental nisso.

Conhecimento colocado em prática

Não é difícil encontrar pessoas que durante um curso ou treinamento digam coisas como “não sei porque estamos aprendendo isso, se nunca vamos usar”.

Porém, em um treinamento vivencial não há espaço para esse tipo de crença ou comportamento, já que os membros são desafiados a colocarem em prática tudo o que aprenderam, evidenciando que eles podem e devem utilizar esses conceitos para solucionar os problemas do dia a dia da companhia.

A participação dos colaboradores em situações iguais às que acontecem em seu trabalho, mas em um contexto diferente, facilitam a assimilação do conteúdo e mostra o quanto eles podem ser mais dinâmicos, explorando novas possibilidades, que podem ser aplicadas em seu setor ou empresa.

Quer conhecer o treinamento vivencial oferecido pelo Circuito Netas e transformar o conhecimento em ação na sua empresa? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!